• Carregando...
Granja de frangos em Toledo (PR). A cidade é carro-chefe do sucesso da produção de carne de frango no Paraná.
Granja de frangos em Toledo (PR). A cidade é carro-chefe do sucesso da produção de carne de frango no Paraná.| Foto: Ari Dias/AEN

Mais três frigoríficos brasileiros com plantas no Paraná serão habilitados para vender carne de frango à China. As três novas plantas, já avaliadas pelo Ministério da Agricultura, passam por vistoria de técnicos do governo chinês, na próxima semana.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Além de maior consumidor do produto brasileiro, entre derivados de suínos, bovinos e aves de corte, o país asiático absorve, aproximadamente, dois terços da exportação do produto brasileiro. Com a carne de frango, o Paraná acessa mais de 140 mercados e contribui com mais de 40% do que é exportado do Brasil.

Desde a retirada da necessidade da vacinação contra a febre aftosa em 2021, o Paraná tem recebido missões de diferentes países para conhecer o sistema produtivo do estado e começar a comercializar produtos. É o que conta o gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias.

"Já tivemos missão dos Estados Unidos, Chile, Indonésia, Republica Dominicana, Coreia do Sul. São muitas visitas e interesses para importar nossos produtos. A situação da China é esperada, mas muito interessante. Produzimos muito e conquistamos mercados que melhor remuneram", explica.

Paraná na rota Brasil-China

Os frigoríficos paranaenses que constam da nova lista do governo federal para habilitação às exportações com a China são Dip Frangos S/A, de Capanema, o Jaguafrangos Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., de Jaguapitã, e Gonçalves & Tortola S/A, que fica em Maringá.

Fábio Mezzadri, do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Faep/Senar, ressalta que do ano passado para cá as exportações de carne de frango do Paraná para a China tiveram aumento de 21%. Com as novas habilitações, a tendência é de valorização do produto.

"Comparando entre janeiro e outro dos dois anos, o aumento é significativo. A China ser um dos maiores mercados compradores, junto com Japão e Emirados Árabes. As habilitações valorizam o produto sobremaneira: quanto mais sai para o mercado externo que vende em dólar, mais o produto valoriza internamente".

Dos mais de 40% do que o Paraná exporta para outros países, 17% é só para a China, segundo Mezzadri. Por não existir uma sazonalidade e por se tratarem de três plantas frigoríficas de grande porte, a expectativa é que os números cresçam. "O quanto é produzido acaba sendo um dado mais interno do frigorífico, mas as plantas têm uma capacidade de abate por dia. e não podem permanecer ociosas. A tendência é de aumento e de permanência do Paraná como maior produtor e exportador de carne de frango no país", disse ele.

Processo de habilitação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) detalha que, quando um frigorífico brasileiro manifesta interesse em vender produtos à China, passa por algumas etapas técnicas obrigatórias. São elas: o preenchimento e envio ao Mapa de formulários com informações requisitadas pela China; verificação de conformidade pelo Mapa; auditoria por vídeo na planta exportadora; cadastramento de dados e documentos no sistema chinês digital, conhecido como “janela única”; validação das informações pelo Mapa; e por fim, o envio para checagem da autoridade aduaneira, a General Administration of Customs China (GACC). Mesmo passando por todo o processo, os chineses ainda podem requisitar mais informações ou mesmo uma auditoria presencial.

Desde 2019, nenhum novo frigorífico havia sido habilitado a exportar para a China. Entretanto, em março deste ano, o governo chinês confirmou a habilitação de quatro novas unidades de carne bovina e a reabilitação de uma de carne bovina e outra de frango. Somam-se a essas os três novos frigoríficos paranaenses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]