• Carregando...
orgânicos
Produtor de hortaliças orgânicas na região de Curitiba.| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo

Com cerca de 4 mil produtores certificados, o Paraná possui a maior quantidade de agricultores orgânicos do Brasil, liderando a produção nacional de alimentos do segmento - produtos obtidos em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundos de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e mostram crescimento de quase 70% nos últimos quatro anos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a pasta, a quantidade de agricultores no setor estava próxima de 2,4 mil em abril de 2018 e passou para 4,1 mil em abril de 2022. Com isso, a produção orgânica no estado atingiu 50 mil toneladas anuais, envolvendo diversas cadeias produtivas, como hortifrúti, grãos e mandioca.

O impulso para isso, segundo o governo do estado, são ações como o Programa Estadual de Alimentação Escolar (Peae), que incentiva 315 municípios paranaenses a usarem alimentos orgânicos na merenda escolar na rede estadual. Em 2021, por exemplo, o percentual desses produtos na merenda era de 10,5%. No entanto, o número deve superar 18% ainda este ano, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Alem disso, o processo é facilitado pelo trabalho cooperativas, como a de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica (Coaopa). Elas organizam e entregam os alimentos semanalmente às escolas estaduais. Apenas a Coaopa é responsável pela distribuição de 30 toneladas em 220 instituições da região de Curitiba. “Uma segurança para o agricultor de orgânicos produzir, entregar e ter renda”, afirmou o presidente da cooperativa, Luciano Escher, à agência estadual de notícias do Paraná.

Segundo ele, a organização iniciou suas atividades com 35 agricultores, reúne 387 atualmente e deve crescer ainda mais. Afinal, até 2030, o Paraná deve ter 100% de suas 2 mil escolas atendidas apenas com produtos orgânicos, objetivo buscado pela Secretaria da Educação e também pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

 Até 2030, o Paraná deve ter 100% de suas 2 mil escolas atendidas apenas com produtos orgânicos . Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Até 2030, o Paraná deve ter 100% de suas 2 mil escolas atendidas apenas com produtos orgânicos . Foto: Roberto Dziura Jr./AEN| Roberto Dziura Jr.

Alimentos orgânicos enviados à rede assistencial

Outro programa destacado pelo governo do estado que incentiva a produção de orgânicos é o Compra Direta Paraná, que adquire alimentos das cooperativas e associações de agricultura familiar para a rede assistencial. O programa foi instituído em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e permitiu a manutenção do trabalho dos pequenos produtores paranaenses.

De acordo com o governo estadual, esses produtos eram enviados a restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, hospitais filantrópicos e abrigos, e a ação acabou se tornando uma política pública oficial a partir de 2021

Onde encontrar produtos orgânicos

A secretaria da Agricultura do Paraná mantém atualizado um mapa de feiras de produtos orgânicos e agroecológicos, que mostra os pontos de venda em todos o estado. A ferramenta apresenta datas, horários e endereços em que os orgânicos são comercializados diretamente ao consumidor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]