• Carregando...
Esther Dweck
Ministra Esther Dwek anunciou o “Enem dos concursos”, que terá as inscrições abertas no dia 19 de janeiro e provas aplicadas em 5 de maio.| Foto: reprodução/MGI

A ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou nesta quarta (10) o lançamento oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) com 6.640 vagas em 21 órgãos. O objetivo é unificar a inscrição para mais de um cargo desde que em funções semelhantes com provas que serão realizadas no 5 de maio em 220 cidades.

Segundo a ministra, o CPNU – que vem sendo chamado de “Enem dos concursos” – será um dos caminhos usados pelo governo para recompor a perda de 73 mil servidores nos últimos seis anos. Ela afirmou que o concurso irá preencher vagas que estão abertas após a aposentadoria ou saída de funcionários e alcançar candidatos em cidades onde as provas não chegavam.

“Estávamos vendo que, por falta de recursos, por falta de capacidade, os concursos estavam sendo realizados só em Brasília, o que obviamente limita a capacidade da população de prestar o concurso”, disse a ministra.

Ainda segundo Esther Dweck, havia dificuldade orçamentária de cada ministério realizar seu próprio concurso; disso teria surgido a discussão sobre realizar uma única prova para vários deles. A ideia é que com o concurso unificado, os locais de provas sejam acessíveis a 94,6% da população em um raio de até 100 quilômetros, com 5,1 mil locais de aplicação – aplicadas pela Fundação Cesgranrio.

Ao todo, serão publicados oito editais com as características dos blocos de vagas que serão oferecidas no concurso, nas áreas de Administração e Finanças Públicas, Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Políticas Sociais, Justiça e Saúde, Trabalho e Previdência, e Dados, Tecnologia e Informação, além de Nível Intermediário.

Esther Dweck disse que a nova dinâmica será explicada ao longo das próximas semanas através de lives na internet. A taxa de inscrição será de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Isenções serão concedidas a candidatos do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários de Fies ou ProUni, e aqueles que realizaram transplante de medula óssea. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 de janeiro e 9 de fevereiro.

De acordo com o cronograma do concurso unificado, a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho, com divulgação final dos resultados em 30 de julho e início da convocação para posse e cursos de formação a partir de 5 de agosto.

Haverá reserva de 5% das vagas para candidatos com deficiência, 20% para candidatos negros, e 30% para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) destinadas a candidatos de origem indígena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]