• Carregando...
Fonte: IBGE
Fonte: IBGE| Foto:

A economia brasileira encolheu 0,8% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Este é o sétimo trimestre seguido de queda na atividade econômica. Em relação ao terceiro trimestre de 2015, a redução do Produto Interno Bruto (conjunto de bens e serviços produzidos no país) foi mais intensa, de 2,9% — décima taxa negativa seguida. No resultado acumulado em 12 meses, a retração é de 4,4%. No ano, o tombo chega a 4%. Em valores correntes, o PIB atingiu o total de R$ 1,58 trilhão.

— Faz sete trimestres que têm todas as taxas de comparação do PIB negativas (frente ao trimestre anterior, em relação a igual trimestre do ano anterior, acumulado no ano e em doze meses). Nunca houve na série histórica, que é de 1996, um período como esse — afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

O investimento voltou a cair no segundo trimestre, após uma reação no segundo trimestre. Antes disso, ele vinha caindo desde 2013.

— A Formação Bruta de Capital Fixo (indicador de investimento), depois de longo período de queda, desde 2013, tinha tido crescimento, e agora voltou a ter queda. Essa redução é muito explicada pela importação de bens de capitais, até pela atividade da economia — disse Rebeca.

Não há como fazer mágica aqui. Não basta atiçar o “espírito animal” dos investidores; é preciso fazer as reformas estruturais! O Brasil está quebrado. O PT deixou terra arrasada. As contas públicas precisam ser estancadas. Ou isso, ou vamos continuar afundando, até chegar a duas décadas perdidas, pois uma já se foi. O tecido social aguenta? Num país com tanta miséria e violência?

Paulo Briguet fez um comentário sucinto hoje cedo, após uma terça-feira sombria: “Aborto no STF, Lava Jato esfacelada, baderna em Brasília. Estão elegendo Bolsonaro”. É bom os políticos do establishment se darem conta disso. Hoje muitos levam isso na brincadeira, mas é uma possibilidade crescente. Como a de um aventureiro qualquer pela esquerda também, como Ciro Gomes. Nesse cenário, até um liberal convicto como eu fará campanha para Jair Bolsonaro!

Estão brincando com fogo. O povo está sofrendo, desempregado, enquanto os políticos demonstram total falta de sensibilidade para com a população, pensando apenas em se safar de Sergio Moro, em preservar seus privilégios. Enquanto lutarem só para atender aos interesses organizados, verão a massa de descontentes e indignados aumentar, até o ponto em que se organizarão em torno de alguém, de algum “salvador da Pátria”. Quem viver, verá.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]