• Carregando...
O "black bloc" do Parlamento. Ou: São as instituições, estúpido!
| Foto:
Fonte: GLOBO

Já comentei sobre o gesto obsceno do deputado petista André Vargas aqui e aqui. Sim, é obsceno, devido ao desrespeito institucional, análogo à “dança da pizza”, protagonizada pela deputada Ângela Guadagnin à época do mensalão, também do PT. Um partido que, claramente, debocha da nossa República.

Esse foi justamente o tema da coluna de Reinaldo Azevedo na Folha hoje. O jornalista rebate uma falácia comum que vemos por aí: a tentativa de ridicularizar os críticos legítimos do petismo bolivariano como “catastrofistas” e “alarmistas”.

Enquanto a economia ia “bem”, e as ações na Bolsa subiam, muitos analistas, mais focados no lado econômico, ignoravam ou negligenciavam o risco institucional. Alguns chegaram a defender abertamente o PT, ajudando o partido a avançar sobre nossa democracia.

Agora a ficha está caindo para quase todos. A economia acusa o golpe, é verdade. Mas o aspecto institucional é muito mais importante. Espera-se que a crise econômica sirva, ao menos, para lançar luz sobre essa questão. O PT condena o Brasil à eterna mediocridade, pior a cada dia.

Não é o “fim do mundo”, tampouco o “fim do Brasil”. Mas nunca foi isso que esteve em jogo, e sim a piora contínua daquilo que já estava muito ruim. A velha história do sapo cozinhando lentamente, até acordar um dia e se descobrir na Argentina.

Diz Reinaldo Azevedo: “Não vislumbro a derrota final, mas a continuidade da mediocridade aviltante”. Justamente esse tem sido nosso grande risco, alardeado pelos liberais e conservadores. O Brasil vai continuar existindo, lógico. Mas se as coisas não mudarem, e rápido, seremos um país cada vez mais digno da alcunha de republiqueta.

Crescer 2% ao ano com inflação de 6% é muito ruim, claro. Mas há muito mais em jogo do que um crescimento mais acelerado com inflação menor. Nossa própria democracia corre perigo, com suas instituições cada vez mais esgarçadas. E, no final do dia, como diria talvez Douglass North, são as instituições que importam, estúpido!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]