• Carregando...
| Foto:

Eu não acompanho e mal sei quem é, mas leitores se divertem com a caricata Socialista Morena que, pasmem!, tem mais de 160 mil curtidas em sua páginas de Facebook (o capitalismo tem seus defeitos). E não é que a pobre coitada foi tentar atacar o livre mercado e acabou dando um tiro no próprio pé?! Resolveu postar um ranking de velocidade da internet, pois os Estados Unidos aparecem numa vergonhosa décima-sétima colocação (não perguntem a do intervencionista Brasil, quase na nonagésima), e acabou enaltecendo sem querer o… capitalismo liberal!

Socialista morena

É que a lista dos países com a maior velocidade tem enorme interseção com a lista de países com mais liberdade econômica, medida pelo Heritage Foundation. Será que Socialista Morena “pensa” que Hong Kong é comunista? Talvez ela sinta falta de Cuba no topo do ranking, pois sabemos como a internet da ilha-presídio caribenha é possante, não é mesmo?

O mais engraçado é que ela acreditou naquele professor marxista de História e culpou o livre mercado pelo “cartel” de operadoras americanas. Sério! Na cabecinha vermelha da pobre coitada, o livre mercado leva à formação de cartéis. Ela não entende que é justamente a intervenção estatal que possibilita barreiras para a livre concorrência. Qual o cartel mais famoso do mundo? Acertou quem disse Opep. Livre mercado?

Bastava observar o Vale do Silício para ver como um ambiente de livre mercado é dinâmico e produz inúmeras inovações tecnológicas que beneficiam os consumidores. Nesses ambientes liberais temos aquilo que Schumpeter chamou de “destruição criadora”, enquanto em países intervencionistas como o nosso temos a “proteção destruidora”.

Vide as tentativas de barrarem o Uber e prejudicarem a Netflix e o WhatsApp. Atenção, Morena: essas iniciativas vêm do governo, ou de empresas estabelecidas em conluio com o estado, jamais do livre mercado, que, por definição, seria a ausência de tais barreiras à entrada. Entendeu? Não? Foi o que pensei. Ofereço meu curso online de economia para você, então…

Sério, entendo o clima de avacalhação das redes sociais. Mas só mesmo como site de humor essa Socialista Morena, não é verdade? Como pode alguém ainda acreditar no socialismo, gente?! Em pleno século XXI! A pobrezinha deve estar zonza com a notícia da renúncia de Tsipras na Grécia. Foram brincar de socialismo por lá e esqueceram que, depois da vitória nas urnas e até em plebiscitos, é preciso governar de verdade e enfrentar a realidade. Eis aí algo que socialistas nunca souberam fazer. Ao menos não de forma eficiente…

PS: Por falar em professor de História, que deve ser o culpado por mais esse caso perdido, postei a seguinte mensagem em minha página do Facebook hoje, após visitar a escola pública em que minha filha terá aula em Weston:

Puxa, que saudade do professor de História do Brasil, que ensinava as “maravilhas” do socialismo para minha filha. Agora ela vai ter que se contentar em aprender “baboseiras” sobre a vida e as ideias de Thomas Jefferson…

Thomas Jefferson

É muita “opressão”, eu sei, mas parem para pensar um pouco: nos Estados Unidos, a garotada aprende sobre os “pais fundadores”, gente como John Adams, Benjamin Franklin, George Washington, Thomas Jefferson e Thomas Paine. Isso mesmo numa escola pública, onde os filhos da manicure estudam junto dos filhos dos mais ricos, que chegam de Mercedes e BMW (aos montes). Enquanto isso, no Brasil eles aprendem essas ladainhas que a tal Socialista Morena repete, e isso mesmo numa escola particular. Alguém não entendeu ainda porque o Brasil é assim, um paraíso para gente como os petistas?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]