• Carregando...
Eduardo Campos no Fórum Liberdade e Democracia do ES
| Foto:

O governador Eduardo Campos acaba de palestrar no Fórum Liberdade e Democracia aqui em Vitória, do qual serei palestrante. Discurso sóbrio, na linha que tem usado de que reconhece avanços, mas que ainda falta muita coisa para fortalecer nossa democracia.

Há o risco de perda das conquistas obtidas, os que subiram os degraus sociais nos últimos anos podem descê-los de uma vez se os pilares democráticos forem destruídos. É preciso ganhar produtividade, melhorar a qualidade de vida da população, e isso depende de planejamento no serviço público, assim como meritocracia.

Com essas práticas políticas atuais isso não será possível. A “velha política”, com seus métodos do século 19 e 20, impede tais avanços na saúde, na educação, nos serviços públicos em geral. O sistema tributário é caótico, absurdo. O patrimonialismo, o fisiologismo, tudo isso precisa ser deixado para trás.

Precisamos deixar para trás também esse clima de “nós contra eles”, e reconhecer o que deve ser feito, com debate aberto com a sociedade. Precisamos de líderes políticos, que renovem a esperança do povo no futuro do Brasil.

Enfim, um discurso adequado para a plateia, basicamente de empresários ou simpatizantes do liberalismo. Ainda assim, tem sido importante para destacar sua postura de oposição. O Brasil, afinal, não tem mais condições de insistir no modelo petista. A aproximação de Eduardo Campos com os empresários, nesse sentido, deve ser vista como algo favorável.

Está longe de ser uma alternativa liberal, ou algo similar. Mas não creio ser possível algo pior do que o PT atualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]