• Carregando...
 | MARVIN RECINOS/AFP
| Foto: MARVIN RECINOS/AFP

Ao todo, aproximadamente 42 mil paranaenses (42.094) tiveram dengue desde agosto de 2015 até agora. De acordo com o novo boletim divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (10), cinco novas mortes foram confirmadas - três em Paranaguá, no Litoral, uma em Foz do Iguaçu, no Oeste, e uma em Maringá, no Noroeste do estado. Com as novas confirmações, 47 parananenses já morreram por causa da dengue. Mais de 77% dos municípios parananenses tiveram algum caso confirmado da doença desde o ano passado. Das 399 cidades do estado, 380 tiveram notificações de dengue, algumas ainda sem confirmação.

Apesar de alguns municípios apresentarem uma tendência de queda nos casos da doença, cinco novas cidades entraram na lista dos que enfrentam epidemia de dengue - são 70 até agora. Santa Izabel do Oeste, Jesuítas, Astorga, Ouro Verde do Oeste e Toledo passaram a registrar mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, índice utilizado pela Organização Mundial de Saúde para caracterizar situações epidêmicas.

Zika e Chikungunya

Até agora, 278 casos de zika foram confirmados no estado, sendo 25 deles em gestantes. Duas delas tiveram abortos espontâneos causados pela infecção. Sete mães já tiveram os filhos e 16 estão sendo acompanhadas pela rede pública de saúde. Os bebês que nasceram não apresentaram má-formações e continuam sob observação das autoridades.

A Sesa também confirmou três novos casos de chikungunya - 55 são importados, quando os pacientes foram infectados em outra localidade, e cinco são autóctones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]