A implantação do calçadão na Rua XV de Novembro, nos anos 70, foi um grande passo de Curitiba na valorização do pedestre. Porém, segundo o arquiteto Carlos Hardt, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, a cidade perdeu a condição de inovadora em políticas públicas para o pedestre. Outros especialistas concordam.
"Nosso trabalho é justamente de recuperar a cultura de calçada, perdida nas últimas décadas. Antigamente, Curitiba tinha calçadas regulares e padronizadas. Mas, pela prioridade dada aos carros, isso infelizmente se perdeu", diz a vice-presidente da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil, Elin Tallarek de Queiroz.
Contudo, boas iniciativas nos últimos anos têm melhorado o trânsito para pedestres. "Um exemplo são as calçadas construídas recentemente, como na Marechal Deodoro, com projeto de passeio adequado", aponta Hardt.
Já o comandante do BPTran, coronel Leomir Mattos de Souza, cita, entre as boas iniciativas as faixas elevadas de travessia e o recém instalado semáforo para pedestre com contagem regressiva, instalado no cruzamento da Rua XV com a Alameda Dr. Muricy. No primeiro caso, a travessia elevada permite que o motorista, ao reduzir a velocidade, visualize o pedestre. No segundo, o pedestre pode calcular se há tempo ou não de atravessar a rua.
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