Governo pretende aumentar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados
Governo pretende aumentar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados| Foto: Prefeitura Lagarto/SE

O governo federal oficializou nesta terça-feira (4), um acordo de Cooperação Técnica interministerial para promover alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar nas escolas do país. O documento estabelece parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde, com foco no combate à má nutrição no ambiente escolar.

De acordo com o governo, a parceria prevê ações que vão priorizar e ampliar a aquisição de alimentos in natura ou minimamente processados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Estamos falando de um programa livre de alimentos processados Queremos que nossas crianças comam produtos de qualidade e, ao mesmo tempo, respeitando as culturas alimentares regionais”, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

O acordo terá vigência de 48 meses e, após sua publicação, os ministérios deverão realizar reuniões bimestrais para planejar e organizar as ações de maneira conjunta. O MEC coordenará as ações educativas abordando o tema da alimentação e nutrição saudáveis, E o Ministério da Saúde irá elaborar ações de vigilância alimentar e nutricional.  Já o FNDE fará o levantamento de dados referentes à aquisição, com recursos do PNAE, de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e às estratégias de alimentação escolar dos alunos da educação básica.