• Carregando...
Tempo ruim afastou os  banhistas  da orla de  Matinhos,  no Litoral do Paraná. | Antonio More/Gazeta do Povo
Tempo ruim afastou os banhistas da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná.| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Nem sol, nem calor. O feriado da República deve ser dominado pelo tempo nublado e pelas temperaturas baixas, no Paraná. Em especial na porção Leste do estado, que vai de Ponta Grossa até o Litoral. Com o avanço do sistema de alta pressão (que predomina em toda a região Sul) rumo ao Oceano Atlântico, o Sol deve dar as caras no interior do estado, o que deve elevar as temperaturas. A previsão é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

No sábado (12), o sistema derrubou as temperaturas. O termômetro chegou aos 4º.C, na Serra Gaúcha, em pleno mês de novembro. Em Curitiba, a mínima foi de 9,8º.C, cinco graus abaixo da temperatura mais baixa registrada um dia antes, na sexta-feira (11). A chuva não deve vir com força, mas chuviscos são esperados ao longo do dia todo, nos Campos Gerais, na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral do estado.

Mas a queda foi ainda mais brusca nas máximas. Na capital paranaense, chegou a 29.ºC, na sexta-feira, contra uma máxima de 18.ºC, no sábado. A “culpa” é das nuvens que encobrem o céu, explica o meteorologista Tarcizio Valentin da Costa, do Simepar. “Essa cobertura de nuvens impede o aquecimento, e os raios solares não atravessam”.

No domingo (13), segue tudo igual. Dos Campos Gerais ao Litoral a nebulosidade predomina. Consequentemente, as temperaturas não têm como subir, já que o Sol não chega. São previstos eventos de chuva mais forte na faixa próxima aos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na porção Norte do estado.

O céu deve abrir na segunda-feira (14), com o avanço da frente fria para o Oceano, e a temperatura sobe um pouco. Na terça (15) as nuvens voltam, mas o frio não deve ser tão intenso como o do fim de semana.

Temperaturas

Em Curitiba, o termômetro não passa dos 18.ºC no sábado (com mínima de 10.ºC), e dos 19.ºC, no domingo, quando a menor temperatura esperada é de 13.ºC. Começa a esquentar na segunda, quando o termômetro fica entre 15.ºC e 22.ºC. O tempo nublado e de chuviscos volta a aparecer na terça, mas as temperaturas seguem subindo (varia entre 16.ºC e 25.ºC).

Em Paranaguá, a sequência de frio, sol tímido e volta do chuvisco é a mesma. No sábado, as temperaturas ficam entre 16.ºC e 22.ºC, mantém no domingo (18.ºC a 22.ºC), com leve aumento na segunda (20.ºC a 25.º). Na terça, a mínima permanece em 20.ºC, mas a máxima pode chegar aos 27.ºC. Apesar da alta, a previsão é de chuva.

Já na região Sudoeste até há chances de chuva, mas o Sol deve predominar. Em Francisco Beltrão o feriado começa quente já neste sábado, com temperaturas entre 13.ºC e 27.ºC. É o que se mantém ao longo dos dias, com leve aumento das mínimas. No domingo a previsão é de 14.ºC a 26.ºC; na segunda, de 17.ºC a 28.ºC; e, na terça, a temperatura varia entre 17.ºC e 29.ºC.

No Norte estado, sol com pancadas de chuva. Em Maringá, a mínima é de 19.ºC e a máxima fica em 29.ºC, no sábado. No domingo, temperatura entre 18.ºC e 24.ºC. Na segunda, variação entre 19.ºC e 28.ºC; e na terça a máxima pode chegar aos 32.ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]