• Carregando...
 |
| Foto:

Fã da dupla Jorge e Mateus, uma leitora pediu-me algumas palavras sobre a seguinte passagem do refrão da música Mistérios: "Seu olhar foi de encontro ao meu/O meu destino está junto ao teu". Seu professor de português levou a canção à sala de aula para demonstrar um erro no uso da construção "de encontro a". Ela quer uma segunda opinião.

Primeiro vamos reforçar as palavras do mestre. Para isso, lembremo-nos da lição dos principais instrumentos normativos da nossa língua sobre duas construções bem parecidas, mas que veiculam sentidos divergentes: "ir ao encontro de" e "ir de encontro a". Notem que a diferença entre elas é apenas a posição das preposições "de" e "a" (ir ao de/ir de a).

A primeira construção (ir ao encontro de) significa estar de acordo, em harmonia, sintonia. A segunda (ir de encontro a) indica conflito de ideias, ser contrário, ir contra algo.

Vejamos uma situação. Du­­rante a entrevista do emprego dos seus sonhos, você é indagado do motivo de querer trabalhar na empresa. Aí pode falar algo do tipo: "A filosofia dessa empresa ‘vem ao encontro’ de todos os valores que estimo como os mais elevados". Você está em sintonia com a empresa, falam a mesma língua.

Vamos voltar à situação da entrevista. A pergunta é a mesma, só que você está com a música na cabeça: "A filosofia dessa empresa vem de encontro a todos os valores que...". Não dá para concluir que você será reprovado, pois os seus gestos, os seus olhos brilhando de desejo, o modo como vai falar, tudo isso indica sua sintonia com a empresa. Mas é bom não facilitar.

Analisando a letra da música (letras.terra.com.br), fica claro que se busca dizer que o olhar da moça está em sintonia com o do apaixonado. Portanto, o olhar dela "vai ao encontro do dele".

A fã pode defender a dupla lembrando que músicas não devem ser medidas pelas lições dos alfarrábios e sobretudo que a paixão é cega e surda a picuinhas gramaticais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]