• Carregando...

Você é de Curitiba e região e quer divulgar o que acontece na sua rua, no seu bairro, na escola, na igreja, na associação de moradores, na instituição de caridade, na ONG, ou em qualquer outro local relacionado à comunidade? Pois esse espaço é “Agendão da Gazeta”. Trata-se de uma planilha na qual serão incluídas as informações enviadas por você, caro leitor, para a Gazeta do Povo. Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br e participe. Não se esqueça de enviar as informações imprescindíveis: data, horário, nome do evento, endereço, entidade organizadora, telefone para contato, além de outras informações que julgar necessárias. Aguardamos informações sobre bazares beneficentes, festas, bingos, reuniões e palestras abertas à comunidade, eventos de humanização, novas campanhas, ações sociais em geral, celebrações especiais e muito mais.

Confira e participe

Além de ajudar o curitibano e as pessoas que vivem nas cidades vizinhas a saber o que ocorre perto deles e em vários pontos das cidades, será um espaço para auxiliá-los a se programar nas horas de lazer, naquelas ocasiões em que querem exercer a sua solidariedade, quando desejam prestigiar o que acontece na capital e na RMC e em muitos outros momentos. Acesse http://bitly.com/1NBrHoV e confira a página do “Agendão da Gazeta”.

Dia do autismo

A Organização das Nações Unidas estabeleceu 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Brasil, apenas 1% dos cerca de um milhão de diagnosticados recebem tratamento, segundo estudos da Associação de Amigos do Autista. Rosimere Benites sabe bem dessa história. Há 16 anos, quando sua filha nasceu, ela começou a peregrinação em busca do diagnóstico. “As pessoas quando olham para as nossas crianças ou adultos não veem aparência de uma pessoa com problema até que eles entram em um estereótipo, dão um grito. Aí as pessoas se assustam”, conta.

Aampara

Na solidão de enfrentar um tratamento, Rosimere (na foto faz o sinal de positivo) encontrou companheirismo na experiência de outras mães nessa mesma situação. Foi aí que criou a Associação de Atendimento e Amparo ao Autista (Aampara), com o objetivo de ofertar serviços de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional para autistas e familiares. “A mãe não pode focar somente no filho, ela também tem que cuidar um pouco dela. Esse trabalho da associação tem sido muito bom para as mães”, conta. Hoje, 18 mulheres contam com o apoio da Aampara. Os profissionais são voluntários; estagiários cedidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo, agora, é adquirir uma sede e ampliar o atendimento. “Todo dia recebemos ligações de mães e acompanhantes”, diz Rosimere. Para isso, o grupo conta com a consultoria da Ação Social para a Igualdade de Diferenças (Asid), que orienta a ONG em formas de financiamento que não dependam do poder público.

Ações práticas

No sábado (4), a Aampara faz um trabalho de conscientização na Boca Maldita, em Curitiba. Das 9 às 13 h, o grupo distribui panfletos de conscientização à população. Nesta quinta-feira (2), a Uniandrade promove uma palestra com a professora Letícia P. de Melo Sarzedas, do curso de Psicologia, sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Será às 19h30, no câmpus Cidade Universitária, na Rua João Scuissitato, nº 1, no Santa Quitéria. Em Ponta Grossa, o Departamento da Pessoa com Deficiência organiza uma passeata nesta quinta, no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi. A partir das 14h30, com o fim da passeata, será realizada uma grande festa de Páscoa.

Quinta + MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, vai funcionar até as 20 horas, nesta quinta-feira (2). Após as 18 h, a entrada é gratuita. A ação é parte do projeto Quinta + MON, que busca incentivar a presença da comunidade no espaço. Café e loja também funcionam em horário estendido nesse dia. Na sexta-feira (3), o museu fecha, mas volta à atividade no domingo (5), novamente com entrada gratuita e atividades especiais. Será dia do projeto Domingo + Arte, que ocorre todo primeiro fim de semana do mês. No sábado, o espaço funciona normalmente, das 10 às 18 horas, com entradas no valor de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Colaboraram: Naiady Piva e Fernanda Leitóles.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]