Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE
Nostalgia

Nostalgia + VER MAIS COLUNISTAS

Nostalgia

20 anos

Avenida João Pessoa, a atual Boca Maldita, em 1947. Coloração aplicada atualmente |
Avenida João Pessoa, a atual Boca Maldita, em 1947. Coloração aplicada atualmente
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Completamos estas duas dezenas de anos publicando informações sobre a nossa história, sempre ilustradas com antigas e interessantes fotografias feitas pelos mais diversos fotógrafos que por aqui passaram, alguns deles desconhecidos.

Aproveito esta data para festejá-la com a apresentação de imagens coloridas, ou colorizadas, uma preocupação que todo o fotógrafo sempre teve desde que a fotografia foi inventada, há 182 anos. Os irmãos Lumière conseguiam produzir fotos em Autochromos já em 1903. Inclusive o curitibano pode conhecer o trabalho desses pioneiros em exposição que está sendo realizada no museu do olho.

Os primeiros fotógrafos que surgiram em Curitiba eram itinerantes e produziam apenas retratos de pessoas pelo sistema de daguerreotipia. Tais passagens se deram a partir de 1850. Infelizmente, fotos paisagísticas dessa época não existem; coisa que somente por volta de 1870 foi acontecer – também imagens feitas por fotógrafos ambulantes, das quais são conhecidas apenas quatro.

Adolph Volk, fotógrafo alemão, instalou-se em Curitiba no início de 1880, quando começaram a surgir, em maior quantidade, imagens da cidade. Daí para frente, a arte fotográfica se desenvolveu com o surgimento de outros profissionais, e a cidade teve maior quantidade de registros em seu aspecto urbano.

Os registros fotográficos em cores, apesar de já existirem na Europa desde a primeira década de 1900, ocorreram em Curitiba no final da década de 1930, através de imagens gravadas em slides pelo fotógrafo Armin Henkel, e as primeiras fotos em cores gravadas em papel vieram uma década após. Graficamente, entretanto, foram produzidos diversos postais de Curitiba, impressos em cores na Alemanha, a partir dos primeiros anos do século 20, demonstrando assim o interesse que o público tinha por imagens coloridas.

Portanto, celebrando o aniversário desta página, temos as seguintes fotos – tanto impressas, como colorizadas ou em cores.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

últimas colunas de Nostalgia

PUBLICIDADE