• Carregando...
Avenida João Pessoa, a atual Boca Maldita, em 1947. Coloração aplicada atualmente |
Avenida João Pessoa, a atual Boca Maldita, em 1947. Coloração aplicada atualmente| Foto:
  • Largo da Ordem, em 1908, em foto colorizada atualmente
  • Bondes na Praça Zacarias em 1948, com cores aplicadas como seriam as originais
  • Foto em cores do portal da Exposição do Centenário do Paraná, em 1953. Hoje, no local está instalado o Colégio Militar de Curitiba
  • Postal impresso em cores da Rua José Bonifácio, editado na década de 1910
  • Descampado onde hoje é a Praça Carlos Gomes. Foto de 1870, colorização atual
  • Praça Tiradentes em 1935, foto colorizada via computação
  • Daguerreótipo colorizado de Zacarias de Góes e Vasconcelos com sua esposa, na lua de mel, em Paris. Fevereiro de 1853
Veja também

Completamos estas duas dezenas de anos publicando informações sobre a nossa história, sempre ilustradas com antigas e interessantes fotografias feitas pelos mais diversos fotógrafos que por aqui passaram, alguns deles desconhecidos.

Aproveito esta data para festejá-la com a apresentação de imagens coloridas, ou colorizadas, uma preocupação que todo o fotógrafo sempre teve desde que a fotografia foi inventada, há 182 anos. Os irmãos Lumière conseguiam produzir fotos em Autochromos já em 1903. Inclusive o curitibano pode conhecer o trabalho desses pioneiros em exposição que está sendo realizada no museu do olho.

Os primeiros fotógrafos que surgiram em Curitiba eram itinerantes e produziam apenas retratos de pessoas pelo sistema de daguerreotipia. Tais passagens se deram a partir de 1850. Infelizmente, fotos paisagísticas dessa época não existem; coisa que somente por volta de 1870 foi acontecer – também imagens feitas por fotógrafos ambulantes, das quais são conhecidas apenas quatro.

Adolph Volk, fotógrafo alemão, instalou-se em Curitiba no início de 1880, quando começaram a surgir, em maior quantidade, imagens da cidade. Daí para frente, a arte fotográfica se desenvolveu com o surgimento de outros profissionais, e a cidade teve maior quantidade de registros em seu aspecto urbano.

Os registros fotográficos em cores, apesar de já existirem na Europa desde a primeira década de 1900, ocorreram em Curitiba no final da década de 1930, através de imagens gravadas em slides pelo fotógrafo Armin Henkel, e as primeiras fotos em cores gravadas em papel vieram uma década após. Graficamente, entretanto, foram produzidos diversos postais de Curitiba, impressos em cores na Alemanha, a partir dos primeiros anos do século 20, demonstrando assim o interesse que o público tinha por imagens coloridas.

Portanto, celebrando o aniversário desta página, temos as seguintes fotos – tanto impressas, como colorizadas ou em cores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]