• Carregando...
Igreja do Rosário é um dos locais que teve a fachada enfeitada com luzes para o Natal. Lançamento da programação será no próximo dia 24 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Igreja do Rosário é um dos locais que teve a fachada enfeitada com luzes para o Natal. Lançamento da programação será no próximo dia 24| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Festa gera 2 mil empregos em Gramado

Na cidade de Gramado, localizada na Serra Gaúcha, a festa natalina gera 2 mil empregos diretos e indiretos e reúne um público de 1 milhão de pessoas. Há 24 anos, a cidade se especializou no tema Natal e hoje o evento atrai mais turistas que nas épocas da Páscoa ou do Festival de Cinema, responsáveis por colocar o município no circuito turístico nacional.

Leia a matéria completa

Palácio Avenida globalizado

O tradicional espetáculo do Palácio Avenida, do Banco HSBC, vai mostrar como é comemorado o Natal em outros países. Desta vez, uma das 160 crianças que fazem parte do elenco de apresentações do coral irá "viajar" e mostrar para o público como é celebrada a data em diferentes espaços ao redor do mundo. A ideia dos coordenadores do espetáculo é mostrar a pluralidade de valores e a diversidade cultural do planeta.

Com suas primeiras apresentações feitas em 1991, o Natal no Palácio Avenida se transformou em um dos cartões-postais de Curitiba. Neste ano, as apresentações terão início no dia 27 de novembro e ocorrerão de sexta a domingo, até o dia 20 de dezembro.

De acordo com a assessoria de imprensa do evento, as novidades para 2009 ainda estão sendo definidas, bem como o nome do artista convidado para participar do espetáculo.

Luz pela cidade

Dez espaços públicos estarão iluminados para o Natal a partir de 24 de novembro. Confira a lista dos locais já definidos:

> Asilo São Vicente de Paulo (Cabral)

> Castelo do Batel

> Igreja do Carmo (Boqueirão)

> Igreja do Guadalupe (Centro)

> Igreja Nossa Senhora de Salete (Jardim Social)

> Igreja da Ordem (Largo da Ordem)

> Igreja do Rosário (Largo da Ordem)

> Palácio Garibaldi (Largo da Ordem)

> Portal de Santa Felicidade

> Rua XV de Novembro (trecho ainda não definido)

Com a aproximação do Natal e de olho no apelo turístico que a cidade enfeitada pode ter nesta época do ano, Curitiba tenta resgatar a atratividade que tinha há alguns anos. A preparação de uma programação natalina mais abrangente e a oferta de incentivos que estimulem a participação da população são duas apostas da prefeitura. "O nosso objetivo é estimular e incentivar toda a cidade para que nos próximos anos Curitiba seja vista como a capital do Natal. Para que a cidade se torne uma referência, as ações não podem ficar restritas a um ano e vir só da prefeitura", afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Juliana Vosnika.

Uma das ações é a instalação de 10 mil metros de luzinhas em monumentos, edifícios históricos e igrejas de Curitiba – investimento de R$ 600 mil vindos da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). A secretaria ainda prevê o gasto de R$ 20 mil para manter, durante um mês, a iluminação das fachadas (veja a lista dos locais enfeitados no box). "A maioria dos locais deve estar pronta para o dia 24 de novembro. A tendência é incrementarmos cada vez mais a cidade", conta a assessora do IMT Teresa Marchiorato. Ainda não está certo que extensão terá a iluminação na Rua XV de Novembro e se a Igreja das Mercês também estará enfeitada para o Natal. Além disso, também farão parte da decoração da cidade Árvores de Cristal montadas em alguns pontos da região central, a serem definidos.

Incentivo

A prefeitura também espera que a população volte a enfeitar suas ruas e casas para o Natal. Com o passar dos anos, residências e vias que viraram atração turística neste período do ano deixaram de ser enfeitadas por falta de incentivo municipal. Para estimular a participação, a presidente do IMT adianta que a SMOP assumirá as despesas de luz extra durante o período do Natal daquelas casas que tiverem uma decoração diferenciada. "As pessoas devem entrar em contato conosco e uma comissão avaliará a decoração para ver se ela tem atrativos e valores de acréscimo à decoração da cidade. Isso é um incentivo no sentido de que as pessoas não tenham uma despesa extra", ex­­plica Juliana. Os hotéis também foram convidados a participar de um concurso que elegerá os estabelecimentos mais enfeitados.

Ações municipais que também haviam sido interrompidas serão retomadas neste ano. A Linha Natal deve entrar em circulação no começo de dezembro, à noite, para percorrer os locais enfeitados e monumentos com iluminação noturna, como o Jardim Botânico e o Teatro Paiol. A exposição de minipresépios também voltará à programação da cidade na Casa Klemtz, na Capela Santa Maria e no Museu de Arte Sacra.

O calendário para o mês que antecede o Natal ainda não está definido. Entretanto, já se sabe que o lançamento da programação natalina ocorrerá no dia 24 de novembro, em uma festa no Castelo do Batel. Além das crianças cantoras do Palácio Avenida, do HSBC, entrarão no programa apresentações de corais no Castelo do Batel, no Palácio Garibaldi (Largo da Ordem) e na Árvore Encantada do Hotel Radisson (Praça do Japão). Músicos também farão seus concertos em janelas do centro de Curitiba no projeto Cucos da Cidade. E, como em anos anteriores, as praças Osório e Santos Andrade estarão ocupadas por feiras natalinas.

Serviço:

Quem considera que a decoração de sua casa pode ser um atrativo para o Natal de Curitiba pode solicitar auxílio na conta de luz pelo site www.viaje.curitiba.pr.gov.br e no e-mail natal2009@turismo.curitiba.pr.gov.br.

* * * * *

Interatividade

Curitiba tem condições de se tornar a capital do Natal? Você enfeitaria sua casa com o auxílio na conta de luz?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]