• Carregando...
 | HR@PAHO/WHO/Fotos Públicas
| Foto: HR@PAHO/WHO/Fotos Públicas

Dos 399 municípios do estado do Paraná, 310 já tiveram casos confirmados de dengue desde agosto do ano passado. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa),45.482 pacientes já tiveram a doença no estado - um aumento de 8% desde o último balanço. A Sesa também confirmou três novas mortes por dengue - duas em Foz do Iguaçu e uma em Medianeira, ambas na Regi]ao Oeste. Até agora, 50 pessoas já morreram vítimas da dengue no Paraná. (Veja abaixo a lista de cidades com mortes confirmadas por dengue.)

Marca brasileira lança jeans repelente para combater o Aedes aegypti

Leia a matéria completa

O número de cidades que sofrem com epidemias da doença também aumentou, passando de 70 na semana passada para 74. Os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Rico, Mandaguari e Entre Rios do Oeste passaram a integrar a lista depois de atingir mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes, índice utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para caracterizar situações epidêmicas.

Mesmo com o aumento no número de casos confirmados, as notificações pela doença reduziram significativamente. Desde a última semana, foram registradas 47% menos notificações por dengue no estado. Isso porque, com a chegada do frio, o desenvolvimento no mosquito alado se torna menos frequente.

Zika e Chikungunya

O número de pacientes com casos confirmados de zika subiu de 278 para 288 em uma semana. Desses, 187 são autóctones, quando o paciente é infectado na própria cidade em que vive. O número de gestantes com zika aumentou desde a semana passada e duas novas grávidas passam a ser acompanhadas pela Secretaria de Saúde - são 27 no total. Dessas, duas tiveram aborto espontâneo causado pelo zika e sete já tiveram os filhos. Nenhuma má-formação foi identificada pelas autoridades de saúde.

Outras 18 grávidas passam por gestações consideradas de alto risco e estão sendo monitoradas nas cidades de Curitiba (1), Ipiranga (1), Santa Izabel do Oeste (1), Campo Mourão (1), Moreira Sales (1), Colorado (7), Maringá (4), Paiçandu (1) e Santa Helena (1).

Os casos de chikungunya passaram de 60 para 66 em uma semana. Na maioria dos casos (61), o vírus foi contraído fora do local de residência do paciente. Estes casos são considerados importados.

Cidades do Paraná com mortes confirmadas por dengue

Paranaguá - 27

Foz do Iguaçu - 12

Medianeira - 3

Curitiba - 2

Maringá - 2

Santa Terezinha do Itaipu - 1

Antonina - 1

Santa Helena - 1

Cascavel - 1

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]