Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Curitiba

Entidade divulga carta de repúdio contra tentativa de barrar feriado da Consciência Negra

A Associação Comercial do Paraná declarou que vai lutar para reverter a promulgação do feriado na capital, comemorado no dia 20 de novembro

  • Patricia Pereira e Angieli Maros
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná (FPEDER-PR) divulgou, nesta quinta-feira (17), uma carta em repúdio ao anúncio de que a Associação Comercial do Paraná (ACP) irá lutar para reverter a promulgação do feriado do Dia da Consciência Negra em Curitiba. A lei que estabelece o dia 20 de novembro como feriado foi promulgada no último dia 11 pelo presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni (PV).

Na terça-feira (15), a ACP declarou que vai tomar “medidas cabíveis, inclusive sob prisma jurídico”, para tentar evitar a efetivação do feriado. Segundo o presidente da ACP, Edson José Ramon, o feriado daria à Curitiba um prejuízo de aproximadamente R$ 160 milhões.

Para o FPEDER-PR, a Associação fere o Movimento Social Negro e o regime democrático, “uma vez que o feriado foi aprovado por praticamente unanimidade entre os vereadores”. O documento ainda coloca que a justificativa da ACP “desconsidera valores humanos e conquistas sociais por interesse econômico” e vai contra “um processo histórico de valorização desta parcela da população”.

A ACP, contudo, diz ser favorável à comemoração do Dia da Consciência Negra, “mas por meio de atos cívicos que realmente engrandeçam e façam justiça à importância dessa data”.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE