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A fabricante sueca Volvo Buses lançou, na semana passada, na Alemanha, uma solução para dar mais segurança a pedestres e ciclistas quando estes estão próximos das versões híbridas elétricas da marca – algumas em teste em Curitiba. Apresentado no International Motor Show Germany, em Hanover, o Sistema de Detecção de Pedestres e Ciclistas monitora a região próxima ao ônibus usando uma câmera. Ao detectar um usuário vulnerável próximo ao ônibus, o sistema emite um som para avisar que o ônibus está se aproximando. Ao mesmo tempo, o motorista é alertado por alarme sonoro e sinal luminoso dentro do veículo. No caso de risco de acidente iminente, a buzina do ônibus é ativada.

Veja um vídeo sobre como o sistema funciona

“Resolvemos esse problema desenvolvendo um barulho de fundo sintético com uma frequência sonora que não é considerada perturbadora. Por exemplo, não penetra em janelas com vidro triplo, diferente do som de baixa frequência feito por um motor diesel”, explicou Peter Danielsson, diretor de Características de Veículos da Volvo Buses à assessoria de imprensa da empresa. “Vários componentes em nosso sistema são baseados na mesma tecnologia testada e comprovada encontrada em muitos carros. Mas, somos o único fabricante de veículos que oferece uma solução que avisa simultaneamente tanto o motorista quanto o usuário vulnerável na via pública”, complementou.

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Curitiba servirá de teste para o ônibus híbrido articulado na América Latina

Curitiba testa ônibus que funciona até 100% do tempo com eletricidade

O sistema faz parte da estratégia da Volvo em eletromobilidade. Segundo a empresa, a tendência é de que à medida que a proporção de veículos híbridos e elétricos aumentar no trânsito, os gases de escapamento e o ruído desaparecerão do ambiente urbano. É preciso, portanto, pensar em formas de eliminar os riscos relacionados a essa operação silenciosa.

De acordo com a Volvo Buses, o sistema começará a ser testado na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, neste ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.

Curitiba

Na capital paranaense, dois ônibus híbridos da Volvo Bus Latin America, o braço da fabricante para essa parte do continente, estão em testes. Curitiba é a primeira cidade da América Latina a testar esses veículos em condições reais de uso. O Hibriplus, um ônibus híbrido articulado, movido a partir de uma combinação de dois motores, um elétrico e outro a diesel, começou a rodar em março deste ano,na linha Interbairros II, sentido anti-horário – linha que transporta uma média de 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. Já o Hibriplug, que tem na eletricidade a base principal de seu funcionamento podendo operar dessa forma até 100% do tempo, começou a circular na capital paranaense no último mês de agosto, na linha Juvevê/Água Verde – escolhida porque circula na região central, a que concentra mais emissão de poluentes na cidade.

No mundo

Segundo a Volvo, a tecnologia híbrida da montadora já está consolidada mundialmente. De 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos e circulam em 21 países. Curitiba tem, ao todo, desde 2012, 30 veículos de tamanho convencional, batizados de Hibribus, circulando em linhas como Mercês/Guanabara, Água Verde e Detran/Vicente Machado. Já o modelo articulado pode ser visto circulando em cidades como: Budapeste, na Hungria; Hamburgo, na Alemanha; e Sundsvall, na Suécia.

A montadora sueca teria uma vantagem em relação a outras por estar mais de olho nas particularidades da América Latina. Nos testes do ônibus da chinesa BYD em Curitiba, por exemplo, constatou-se que o peso do veículo – 19,6 mil quilos, ou duas toneladas a mais que o modelo convencional – pode ser um problema para o padrão de asfalto brasileiro.

Para os passageiros os ganhos com o Hibriplus e o Hibriplug são mais conforto, já que o veículo é mais silencioso e oferece ar-condicionado, e wi-fi, uma novidade no transporte coletivo de Curitiba, além do embarque na altura do chão, o que facilita a acessibilidade.

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