• Carregando...

Nem o calor afugentou os mais de 5 mil foliões que foram ao Largo da Ordem, na tarde deste domingo, para participar do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis, no centro da Capital. Neste domingo, ao contrário do passado, há mais segurança com a presença de policiais militares e guardas municipais no local. Nos últimos finais de semana, foram registradas algumas ocorrências de brigas. A Setran estava no local organizando a passagem de veículos e não havia registro de problemas na região.

Junto da segurança, apareceram na festa também os bonecões do ex-presidente Lula, da cantora Lady Gaga e do personagem do filme Avatar, todos do carnaval de São José dos Pinhais, da região metropolitana de Curitiba, que ajudaram a embalar a festa junto das marchinhas cantadas pelo próprio bloco em cima de um caminhão. Neste ano, o bloco Garibaldis e Sacis completa 13 anos.

A festa deve ocorrer mais uma vez, no próximo domingo, dia 12. Serão, ao todo, cinco fins de semana seguidos de folia no Largo da Ordem. Até o fim da tarde de hoje, a Polícia Militar ainda não tinha uma estimativa de quantos foliões participaram do evento.

Para a foliã, Elisete Iunsaokovs, 37 anos, o pré-carnaval de Curitiba com Garibaldis e Sacis é um sucesso porque é feito pelo povo e não pelos órgãos governamentais. "Não frequento o carnaval de Curitiba. Só venho no Garibaldis e Sacis, que é muito bom porque não deixou de ser do povo, como o carnaval curitibano", afirma.

Elisete frequenta o blog desde quando ainda era apenas uma pequena festa, dentro de um bar em Curitiba. "Há três anos, o bloco começou a ficar grande. É um grupo que se preocupa com a cidade, um grupo resistente, assim como as escolas de samba da cidade", conta.

Não são apenas os foliões curitibanos que aproveitam a festa no Largo da Ordem. Diovani Grégori Pereira, 21, mora em São José dos Pinhais. Ele é um dos protagonistas do tradicional carnaval de bonecos da cidade. No bloco Garibaldis e Sacis, Pereira é um avatar, personagem famoso do filme de ficção científica 2009, dirigido pelo canadense James Cameron.

Com o peso do boneco de 17 quilos nas costas, Pereira não deixou nem o calor de 33 graus da tarde curitibana atrapalhar. "A gente vem para cá e divulga nosso trabalho também, além de fazer muita festa", conta. O carnaval de bonecos de São José dos Pinhais ocorre no sábado que vem, dia 11, às 20h, na rua Voluntários da Pátria, no centro da cidade.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Cultura e Lazer | 2:27

Mais de 5 mil foliões foram ao Largo da Ordem, na tarde deste domingo(5), para participar do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis, no Centro de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]