• Carregando...
O teto do Panteão dos Heróis em Lapa ameaça desabar | Antônio More/Gazeta do Povo
O teto do Panteão dos Heróis em Lapa ameaça desabar| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Nesta quinta-feira (05) um encontro irá debater novas alternativas de financiamento e incentivo para a conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais das cidades paranaenses. A reunião acontecerá às 10 horas, no Theatro São João, na Lapa.

O encontro também vai abordar questões sobre a conservação e revitalização de patrimônios, bem como a necessidade de leis de incentivo estadual e federal para tais ações. Participarão representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná, José La Pastina Filho, a coordenadora estadual do Patrimônio Histórico, Rosina Coeli Alice Parchen. A prefeitura de Lapa informa que também foram convidados prefeitos de várias cidades paranaenses com patrimônios históricos e culturais.

O centro histórico da Lapa é tombado desde 1.989, no total são 14 quarteirões tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Lapa, assim como outras cidades históricas, enfrenta diversos problemas na preservação, como o alto custo dos projetos e obras. “Buscamos a sensibilização dos municípios para que possamos nos unir na busca de mais políticas públicas para a preservação histórica”, afirma a prefeita Leila Klenk.

No começo de fevereiro, a Gazeta do Povo mostrou que diversos bens tombados da cidade padecem com a falta de preservação. O teto do Panteão dos Heróism por exemplo, ameaça desabar. O prédio histórico da Praça Mirazinha Braga, local onde ficava o Gabinete da Prefeitura, permanece fechado desde 2012 e está com a estrutura interna comprometida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]