• Carregando...

Os bancos de Paranavaí (com sete agências fechadas) Umuarama (dez) e Cianorte (cinco) também entraram em greve nesta quinta

As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e dos bancos privados ficaram fechadas nesta quinta-feira (24) em Maringá, por conta de uma greve deflagrada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Maringá e Região (Seeb). Os funcionários do Banco do Brasil não aderiram ao movimento e as agências funcinaram normalmente. Os bancários pedem reajuste salarial de 12% e participação nos lucros. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece aumento de 4,5%.

No total, 31 agências da cidade ficaram fechadas, com cerca de 700 trabalhadores parados. Seis agências seguiram abertas e 220 bancários continuaram trabalhando. O presidente do Seeb, Claudecir de Souza, informou que as agências de Cianorte e Astorga também estão fechadas. Nos demais municípios da região não há greve. "O movimento deve atingi-los até o final desta semana."

Os caixas eletrônicos operaram normalmente, já que a reposição de cédulas, segundo Souza, é feita por uma empresa terceirizada. "Esse serviço é muito importante para os aposentados. Sabemos disso e por isso vamos deixar os caixas eletrônicos liberados para os usuários", disse o sindicalista.

O Seeb representa 21 municípios e conta com 121 agências bancárias e 25 postos de serviço. Na semana passada os sindicalistas de Maringá já haviam fechado as agências por uma hora, como forma de protesto

Reivindicações

A greve foi deflagrada na noite de quarta-feira (23), em assembleia que reuniu cerca de 220 bancários no salão da Paróquia Santa Maria Goretti. O sindicato de Curitiba também deliberou por paralisar as atividades. Além do reajuste de 12%, os trabalhadores edem participação anual nos lucros de R$ 3.850 e mais três vezes o valor do salário. Eles também exigem o fim de metas abusivas e melhores condições de trabalho.

A Fenaban, que é o braço sindical da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), oferece 4,5% de aumento e diz, por meio da assessoria de imprensa, que considera a greve um ato extremo e precipitado. O Fenaban diz ainda que já foram feitas quatro reuniões com os bancários, sem que se chegasse a um acordo.

No caso de Maringá, a negociação é conduzida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), já que o Seeb é filiado a essa instituição. Há sindicatos que atuam junto a Central Única dos Trabalhadores (CUT), como Campo Mourão, por exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]