• Carregando...

Pelo Brasil

Acompanhe a situação em outros estados:

Santa Catarina

- Desalojados: 8.531

- Desabrigados: 84

- Cidades afetadas: 14

Rio Grande do Sul

- Desalojados: 2.198

- Desabrigados: 356

- Cidades afetadas: 3

- Mortos: 8

Mato Grosso do Sul

- Desalojados: 2.402

- Desabrigados: 497

- Cidades afetadas: 16

Goiás

- Desalojados: zero

- Desabrigados: zero

- Mortos: 1

- Cidades afetadas: não informado

Minas Gerais

- Desalojados: 290

- Desabrigados: 28

- Cidades afetadas: 7

Espírito Santo

- Desalojados: 2.512

- Desabrigados: 589

- Cidades afetadas: 10

Maranhão

- Desalojados: 4.184

- Desabrigados: 7.566

- Cidades afetadas: 12

Pará

- Desalojados: 2.000

- Desabrigados: 2.315

- Cidades afetadas: 3

Além dos quatro municípios do litoral paranaense, outras 68 cidades brasileiras enfrentam prejuízos provocados pelas chuvas desde a semana passada. Cerca de 26 mil pessoas ficaram desalojadas (quando vão para casa de parentes) e 11.500, desabrigadas (quando vão para abrigos públicos).Na Região Sul, todos os estados registraram problemas. Em Santa Catarina, ao menos 11 cidades foram atingidas por uma enxurrada na quinta-feira. Ontem, Pomerode, no Vale do Itajaí, decretou estado de calamidade pública. Em uma hora e meia, o volume de água chegou a 144 milímetros (mm) – o esperado para todo o mês de março na cidade era 140 mm. A chuva afetou 16.340 pessoas –58% da população, segundo a Defesa Civil.

No Rio Grande do Sul, as águas do Arroio São Lourenço inundarem cerca de 50% da área urbana de São Lourenço do Sul. Uma estimativa preliminar indica que 15 mil moradores sofreram algum tipo de transtorno e que os prejuízos podem chegar a R$ 120 milhões se somadas as necessidades de obras para recuperar a infraestrutura, habitações, máquinas do município e embarcações dos pescadores. Ontem havia ainda 350 desabrigados e cerca de 2 mil desalojados.

A tragédia também deixou um saldo de sete pessoas mortas, em vez de oito, como divulgado inicialmente. O equívoco se originou da contagem de dois desaparecimentos como óbitos, que acabaram não se confirmando. Apesar disso, o total não caiu para seis. Ontem, parentes comunicaram o desaparecimento de mais duas pessoas. Uma delas, uma criança de 12 anos, foi encontrada morta a 500 metros de casa, provavelmente arrastada pela correnteza. A outra não havia sido localizada até o início da noite.

Em Goiás também houve uma morte. Uma menina de 7 anos perdeu a vida na cidade de Aparecida de Goiânia (região metropolitana da capital) após cair em um córrego. Em Minas, a região sul foi a mais atingida nos últimos dias. Em Pains (a 217 quilômetros de Belo Horizonte), cerca de 230 pessoas ficaram desalojadas após as inundações.

No Espírito Santo, 1,4 mil pessoas deixaram suas casas devido às chuvas que caem há uma semana. Oito cidades foram as mais atingidas. Em Mato Grosso do Sul, a cidade de Aquidauana (146 km de Campo Grande) ficou isolada após a chuva do último domingo. Quatorze cidades decretaram estado de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]