• Carregando...
MEC confirma que houve divulgação indevida de resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024
MEC confirma que houve divulgação indevida de resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024| Foto: Luis Fortes/MEC

O Ministério da Educação (MEC) admitiu nesta sexta-feira (2) que "houve uma divulgação indevida de resultados provisórios" do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não homologados, durante 25 minutos na manhã do dia 30 de janeiro. Segundo a pasta, a ocorrência está sendo rigorosamente apurada.

O resultado do Sisu, de acordo com o edital, estava programado para ser divulgado no dia 30 de janeiro. A divulgação indevida frustrou estudantes, que já estavam comemorando a aprovação no curso escolhido, mas depois do resultado atualizado perceberam que não haviam sido selecionados na chamada regular.

"O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 31 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada. O sistema é seguro e os resultados oficiais não são modificados", explicou o MEC em nota enviada à imprensa.

No dia da divulgação do resultado, a página do Sisu se tornou instável e ficou fora do ar. No mesmo dia, o MEC informou que "identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação", adiando a divulgação dos resultados para quarta-feira, dia 31. A lista divulgada no dia 31 divergiu do primeiro resultado que foi divulgado indevidamente.

Após o ocorrido, a União Nacional dos Estudantes (UNE) classificou a situação como "um grande absurdo" e informou que vai lançar uma plataforma para os candidatos denunciarem.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Convocação do MEC para esclarecimentos

Na quinta-feira (31), o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou na Comissão de Educação do Senado, um requerimento de convocação do ministro Camilo Santana e da secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires, para prestarem esclarecimentos sobre os problemas ocorridos no processo de divulgação dos resultados do Sisu. O pedido precisa ser aprovado pela comissão para marcar a audiência com o ministro.

Para Vieira, as sucessivas instabilidades dos sistemas afetam o planejamento dos estudantes. Além disso, os calendários dos processos seletivos deixam de coincidir, assim como prorrogações de prazos provocam descoordenação com os calendários escolares das universidades.

“Além dos problemas operacionais rotineiros, o atraso na comunicação oficial e a falta de clareza sobre as causas e as providências a serem adotadas pelo Ministério em relação aos efeitos desta instabilidade, sobretudo com relação ao calendário dos demais programas, demanda o comparecimento do ministro para que esclareça como o MEC está solucionando os impactos causados pela instabilidade e como está atuando para que os frequentes problemas sistêmicos notados nos processos do Sisu, ProUni e Fies sejam evitados”, afirma Vieira no requerimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]