• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O movimento Ocupa Paraná anunciou no final da manhã desta quarta-feira (9) o fim das ocupações nas escolas estaduais depois de 36 dias. De acordo com a equipe de comunicação do coletivo, as escolas que ainda estão tomadas não são ligadas ao movimento, fazem parte de ocupações independentes. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) confirma que ainda há escolas ocupadas, 19 no total, sendo três em Curitiba. Também na manhã desta quarta (9), houve a reintegração de posse de uma unidade na capital.

De acordo com a Seed, Paranaguá ainda tem duas ocupações. As regionais de Laranjeiras do Sul, Loanda, Maringá e a Região Metropolitana Sul de Curitiba registram apenas uma ocupação cada. A maior concentração é na Região Metropolitana Norte da capital, que engloba Colombo e Almirante Tamandaré, com dez ocupações.

Em Colombo e também em Cascavel, no Oeste do estado, as Câmaras de Vereadores foram ocupadas pelos estudantes terça-feira (9). O movimento Ocupa Paraná não reconhece essas ocupações, que também seriam ligadas a outros protestos.

Segundo a Secretaria de Educação, 811 escolas já foram desocupadas desde o começo do movimento, no dia 3 de outubro, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No auge, o Ocupa Paraná chegou a registrar 831 escolas tomadas. Nesta quarta, o Colégio Estadual do Paraná, com 5 mil estudantes e um dos principais símbolos das ocupações, retornou às aulas.

A expectativa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é de que todos as desocupações ocorram até quinta-feira (10). O cumprimento dos mandados judiciais depende da agenda dos oficiais de Justiça, bem como do acompanhamento de advogados voluntários que auxiliam o Ocupa Paraná, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e o Ministério Público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]