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Prática comum na região, pedalar do Recreio dos Bandeirantes até Vargem Grande ou Vargem Pequena, e vice-versa, vai se tornar uma atividade mais segura para ciclistas, que não precisarão disputar espaço com carros, caminhões e ônibus durante o trajeto. Esta semana, a Secretaria municipal de Meio Ambiente deu a largada nas obras de construção de uma ciclovia que terá 5,45 quilômetros de extensão e deverá ficar pronta em um ano. Segundo o secretário Carlos Alberto Muniz, a futura pista fará parte do sistema cicloviário batizado de Corredor Verde.

‘Estamos implantando esse corredor, que tem como objetivo interligar unidades de conservação municipais como Prainha, Grumari, Reserva de Marapendi e Parque Chico Mendes. O ciclista poderá ir, com segurança, até os equipamentos olímpicos, na Barra da Tijuca”, explica Muniz.

Integração com BRT

O traçado da nova ciclovia na Zona Oeste começa na Estrada do Pontal, próximo à ponte sobre o Canal do Rio Morto, que leva à Praia do Pontal, e segue o caminho do Canal do Rio Morto. Na altura do Recreio Shopping, passa sob a Avenida das Américas, em direção à Estrada dos Bandeirantes.

Quem quiser, poderá deixar sua “magrela” num bicicletário e embarcar num ônibus do BRT. Para isso, terá de sair da ciclovia e pedalar 200 metros até uma estação no Recreio Shopping.

O projeto, que terá investimento de R$ 5,3 milhões, prevê intervenções de urbanização e requalificação da região. Serão feitas obras de terraplanagem e drenagem, além de plantio de árvores e redesenho de calçadas e meio-fio. Os recursos para as intervenções não sairão dos cofres públicos. As obras serão custeadas por empresas, por meio de medidas de compensação ambiental.

Atualmente, o Rio conta com 380 quilômetros de ciclovias. Uma rede que, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é a maior da América Latina. Muniz garante que, até o fim de 2016, a cidade chegará a pelo menos 450 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. “Lembra da música ‘Do Leme ao Pontal’, cantada por Tim Maia? No ano que vem, o ciclista vai poder sair da Praça Mauá (Porto Maravilha) e pedalar até lá, sem sair de uma pista exclusiva”, diz.

Hoje, 80 quilômetros de pistas para bicicletas, exclusivas ou compartilhadas, estão sendo instalados, incluindo a ciclovia que vai do Pontal à Estrada dos Bandeirantes.

Somente na Zona Portuária, são 17 quilômetros de vias para bicicletas em fase de execução. No interior das favelas que compõem o Complexo da Maré, o plano de mobilidade em implantação contempla 22,30 quilômetros de ciclofaixas e faixas compartilhadas em pistas e calçadas.

Também em implantação, a rota cicloviária que passa por Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo terá 10,40 quilômetros de extensão. Ainda estão em andamento a pista para que vai Parque Madureira à Avenida Brasil, na altura de Guadalupe (3,5 quilômetros) e a que margeia a Avenida Niemeyer, do Leblon a São Conrado (3,72 quilômetros).

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