Uma antiga reivindicação, o Contorno de Londrina, pode finalmente ganhar forma em 2016. Mas o traçado deve ser bem diferente do que era esperado na cidade. É que o governo estadual decidiu fazer uma obra maior, mas também mais distante do centro urbano. A intervenção que estava prevista originalmente seria executada pela Econorte – concessionária que explora o pedágio nas rodovias da região. Mas foi “trocada” pela antecipação em cinco anos da duplicação de um trecho de 30 quilômetros da BR-369, entre Jataizinho e Ibiporã, e por mais quatro viadutos ou trincheiras em trechos urbanos da rodovia, em Londrina. Assim, o governo assume a construção do contorno, com recursos próprios.
O Contorno de Londrina é a abertura de uma via alternativa, para tirar o trânsito da rodovia de dentro da área urbana. A obra fará a ligação entre a BR-369, em Ibiporã, à PR-445. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), informou que existem dois motivos para a mudança. Primeiro é que o contrato com a concessionária previa a construção em pista simples, o que já faria com que o Contorno nascesse “saturado”. O governo pretende fazer pista dupla. Outra questão é o traçado: o original, de 17 quilômetros, passaria por dentro da cidade, o que resultaria em desapropriações mais caras e mais transtornos na execução.
O traçado proposto agora é bem maior: tem 62 quilômetros. A primeira etapa tem 35 quilômetros, saindo da PR-445 em direção à BR-369, na parte sul. E a previsão é concluir a obra em dois anos. Ao todo, o investimento é cerca de R$ 450 milhões. Desse valor, R$ 107 milhões estariam reservados já no orçamento de 2016. Ainda não está prevista a dotação para o outro trecho, que liga a PR-218 à PR-445. A obra, que deve durar pelo menos três anos, terá dotação orçamentária dividida durante esse período.
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