Os ônibus que saem da Praça Rui Barbosa e seguem pela Rua Desembargador Westphalen passaram a rodar por uma faixa exclusiva. O trecho, de 700 metros, foi inaugurado nesta quarta-feira (17), e vai da esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava até a esquina com a Avenida Presidente Getúlio Vargas. Esta é a segunda faixa exclusiva para ônibus da cidade – a primeira foi inaugurada em 2014 na Rua XV de Novembro. Por enquanto, os veículos de passeio que usarem a faixa serão orientados. Mas, a partir do dia 15 de abril, haverá multa para quem trafegar por esses locais.
Vinte linhas, que transportam 70 mil passageiros por dia, passam a usar a faixa exclusiva da Desembargador Westphalen. O objetivo é reduzir em até 20% o tempo de transporte de passageiros com a implantação desses trechos exclusivos, segundo o prefeito Gustavo Fruet.
“Curitiba nos grandes eixos chegou a ter uma média de deslocamento de 25km/h. Hoje está em 13km/h, 12km/h. Nós temos que recuperar isso. Uma das alternativas são as faixas exclusivas, muito mais simples, objetivas e práticas do que implantar canaletas em áreas já consolidadas”, explica Fruet. Além da implantação das faixas exclusivas, a sincronização da sinalização do trânsito deve ajudar no tráfego.
A Rua Marechal Deodoro, entre a João Negrão e a Alameda Doutor Muricy, também deve ganhar uma faixa exclusiva para ônibus. A administração municipal, entretanto, não informa quando será a implantação. Ontem, Fruet afirmou que há estudos para a criação de faixas exclusivas em outros locais da cidade. Mas comerciantes e moradores devem ser ouvidos antes da implantação.
Sobre a possibilidade de o tráfego de veículos de passeio ficar complicado nas demais faixas da Desembargador Westphalen, assim como ocorreu com a Rua XV de Novembro, o prefeito diz que a cidade deve priorizar o transporte coletivo. “Nós temos que ganhar o usuário de transporte, não só na tarifa, mas na qualidade e principalmente no tempo”, afirma.
Ainda neste semestre, a prefeitura deve anunciar a implantação da nova via calma da cidade, a exemplo do que ocorreu com a Avenida Sete de Setembro. O prefeito não informou qual será a avenida, mas disse que as verbas de implantação são maiores nesse caso, em comparação com a faixa exclusiva para ônibus.
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