• Carregando...
Papa Francisco celebrou Vigília Pascal neste sábado na Basílica de São Pedro
Papa Francisco celebrou Vigília Pascal neste sábado na Basílica de São Pedro| Foto: EFE/EPA/Giuseppe Lami

O Papa Francisco (87) presidiu a tradicional Vigília Pascal na Basílica de São Pedro na noite deste sábado (30). A celebração deste sábado teve mais de duas horas de duração e o Papa participou em uma cadeira de rodas. Ele chegou à Basílica de São Pedro às 19h30 (15h30 de Brasília) e celebrou a liturgia para peregrinos de todo o mundo.

A cerimônia é iniciada fora da Basílica no escuro, com o sucessivo acender de velas até a iluminação total do espaço, que simboliza a passagem de Cristo da morte para a vida.

Durante a celebração, Francisco convidou os fiéis a olharem para Jesus: “se permitirmos que Jesus nos tome pela mão, nenhuma experiência de fracasso ou tristeza, por mais dolorosa que seja, terá a última palavra sobre o significado e destino de nossas vidas. Se nos deixarmos elevar pelo Senhor Ressuscitado, nenhum retrocesso, nenhum sofrimento, nenhuma morte poderá deter o nosso progresso rumo à plenitude da vida”.

Na manhã deste domingo (31 de março), Francisco celebrará a Missa Pascal no mesmo local, seguida pela bênção “Urbi et Orbi” (para a cidade e o mundo). Essa bênção papal é pronunciada pelo Pontífice da sacada central da Basílica de São Pedro em apenas três ocasiões: na Páscoa, no Natal e ao fim do Conclave que elege um novo Papa.

Cancelamento de última hora e preocupações com a saúde

Na Sexta-Feira Santa, (29) o Pontífice cancelou de última hora sua presença na Via-Crúcis, uma das mais importantes celebrações da Igreja Católica, que é encenada no Coliseu.

De acordo com um comunicado do Vaticano, Francisco cancelou sua participação “para preservar a sua saúde para a Vigília e para a Santa Missa do Domingo de Páscoa”. O Papa seguiu a Via Sacra no Coliseu a partir da residência Santa Marta.

Em 2023, ele também cancelou sua participação na Via-Crúcis. No entanto, o anúncio de sua ausência foi feito com antecedência, já que ele se recuperava de uma hospitalização por bronquite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]