• Carregando...
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald voltou a criticar o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald voltou a criticar o ministro do STF Alexandre de Moraes.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

O jornalista norte-americano e cofundador do The Intercept, Glenn Greenwald, voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Greenwald afirmou que “qualquer crítica que ofenda Moraes resultará em punição sem julgamento”. O jornalista fez a declaração ao comentar o embate entre o magistrado e o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, o antigo Twitter.

“Qualquer crítica que ofenda este juiz [Moraes] resultará em punição sem julgamento, sem o devido processo legal, e foi isso o que fizeram agora com Elon Musk”, disse Greenwald durante seu programa System Update. Ele apontou que o Brasil vive um “regime de censura”. No final de semana, o proprietário do X disse que não cumpriria as determinações de Moraes para manter bloqueados perfis de investigados por supostos atos antidemocráticos.

O empresário sugeriu ainda que o ministro “deveria renunciar ou sofrer impeachment”. Após a repercussão, Moraes incluiu Musk no inquérito das “milícias digitais”. O jornalista destacou que o STF emite ordens para banir das redes sociais parlamentares e jornalistas que discordem do “regime de censura”.

“Eles não fornecem nenhuma explicação. E essas ordens nunca são enviadas aos indivíduos que estão sendo censurados”, ressaltou Greenwald. “Não há processo judicial para contestar a ordem. Se você tentar contestá-la, vai direto ao juiz que a emitiu e, obviamente, não tem chance de ser ouvido”, argumentou. Para o jornalista, Musk foi incluído no inquérito das “milícias digitais” por discordar da “censura”.

"As plataformas nem sequer estão autorizadas a informar aos seus usuários que receberam uma ordem judicial. Muito menos divulgar ao público o conteúdo da ordem. Elas precisam obedecer e banir os indivíduos nomeados na ordem, e se não o fizerem dentro de duas horas após o recebimento, enfrentarão multas diárias de US$ 20 mil por cada conta que não banirem”, reforçou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]