• Carregando...

Dentro de um fórum virtual de debates, promovido pela Rede de Participação Política, a maioria dos participantes posicionou-se a favor do voto facultativo. Um paranaense escreveu: "Sou completamente favorável ao voto facultativo. Educação e cidadania serão as bolas da vez. Cada partido deverá mudar seus métodos e motivar o eleitor a acreditar nele".

Nos acostumamos a acreditar que o povo brasileiro é acomodado, que não gosta de discutir política seriamente. E que nos bolsões de pobreza o voto "comprado" continua mandando. É verdade – em parte. O Brasil está mudando. Ainda há muito que fazer, principalmente para reduzir as desigualdades, os fossos que separam pobres e ricos, e acabar com a corrupção.

Mídia democrática

Mas somos um país jovem, com uma população jovem. Então, entro no assunto desta coluna, que é internet e eleições. O Brasil tem um dos mais altos índices de uso de internet no mundo. Tem gente que vai resmungar: "É, essa garotada passa horas no Orkut, no MSN, jogando e vendo bobagem no computador". Mas essa garotada está, também, se comunicando, trocando idéias, se reunindo em comunidades com interesses afins e tendo acesso a muita informação, na mídia mais democrática e participativa da atualidade.

Os investimentos publicitários na mídia web não param de crescer. Há pesquisas mostrando que a fatia do bolo da verba publicitária dos anunciantes voltada para a internet engorda a cada mês. Publicidade é um vetor interessante. Anunciantes vão aonde o público deles está – tem cada vez mais gente usando a internet. A classe C não fica de fora. É notório o aumento do poder aquisitivo dessa fatia da população, que agora consegue comprar seu PC em 12 parcelas.

O valor da cidadania

Volto ao rapaz do fórum virtual que escreveu que "educação e cidadania serão as bolas da vez". Será que, há dez anos, um jovem trabalhador ou estudante diria que "cidadania" é um valor importante na vida de um brasileiro? Até que ponto o acesso a internet ajudou-o a chegar a esse raciocínio? Para conhecer a Rede de Participação Política do Empresariado, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, acesse www.redeempresarial.org.br. Procure e com certeza encontrará outras ações similares, em organizações como OAB e entidades de classes.

Bia Moraes escreve aos sábados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]