• Carregando...
O ex-prefeito Rafael Greca promete fazer uma campanha de oposição ao atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que deve disputar a reeleição | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
O ex-prefeito Rafael Greca promete fazer uma campanha de oposição ao atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que deve disputar a reeleição| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

O ex-prefeito e ex-ministro Rafael Greca venceu a convenção do PMDB e será o candidato do partido à prefeitura de Curitiba. Por 69 votos a 39, Greca ficou à frente do deputado estadual Stephanes Júnior. O ex-prefeito, que tem apoio do senador e ex-governador Roberto Requião, promete fazer uma campanha de oposição ao atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), que disputará a reeleição. A candidata à vice de Greca será a profissional da saúde Marinalva Gonçalves da Silva.

Requião disse que a vitória de Greca se concretizou pelo fato do PMDB ter um núcleo forte, apesar de ter tido algumas divergências internas. "O [Luciano] Ducci é do grupo de apoio ao governador Beto Richa e nós temos algumas contradições com a forma de administrar a cidade. Apresentamos o melhor candidato e as melhores propostas para Curitiba", afirma o senador.

Após vencer a convenção, Greca disse que "estende a mão" aos adversários que apoiaram Stephanes. A ala que votou no deputado queria que o partido se aliasse a Ducci. O grupo pró-prefeito tentou inclusive suspender a convenção na Justiça. Como não conseguiu, lançou o deputado para concorrer contra Greca. Greca apresentou, ainda, o slogan "Curitiba moderna e justa" como seu principal mote de campanha. "Minha obrigação é devolver a cidade para os pobres que estão abandonados nas portas dos postos de saúde". Para isso, ele diz que vai usar a experiência de sua candidata à vice, Marinalva. Como urbanista, Greca afirma ainda que tem como proposta "trazer de volta à Curitiba o título de cidade modelo em transformação e modernidade".

Antes da convenção, o deputado Stephanes Junior criticou a candidatura de Greca. "O partido precisa se renovar, apresentar novas ideias e eu represento isso", disse. Logo depois da apuração dos votos, o deputado cumprimentou o ex-prefeito e saiu sem dar entrevistas. O secretário municipal do PMDB, Doático Santos, também apostava na conquista de Stephanes. "O partido começa hoje a superar o círculo vicioso da derrota e dá um passo a frente na recuperação do seu papel político em Curitiba", afirmou. Segundo Santos, Greca não poderia ser candidato, pois apresenta "votação inexpressiva".

Vereadores

Durante a convenção, o PMDB de Curitiba lançou uma lista com 46 nomes de pré-candidatos a vereador para a cidade. Na relação, consta o nome do atual vereador Algaci Túlio, alvo de denúncias sobre a destinação de verbas de publicidade da câmara municipal a veículos de comunicação ligados a parlamentares.

O Conselho de Ética do PMDB de Curitiba deve definir até a próxima sexta-feira o pedido de expulsão de Algaci do partido. Ele também está sendo acusado por supostos ex-funcionários de seu gabinete que afirmam que eram obrigados a devolver a maior parte dos salários à mulher do vereador, mas não há um novo processo movido no partido referente a essa denúncia.

PDT oficializa a candidatura de Fruet

A candidatura ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba foi a primeira a ser oficializada neste sábado (23) em convenção do partido. O encontro aconteceu no ginásio do clube Thalia no centro de Curitiba para definir a chapa majoritária. O PDT de Fruet terá o apoio do PV e do PT para as eleições de outubro.

Na chapa proporcional os candidatos a vereador de PV e PDT concorrem coligados, enquanto o PT ainda decidirá durante a semana se lança chapa própria ou também se alia.

PTB decide apoiar candidatura de Ducci

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)de Curitiba abriu a mão de lançar candidato próprio à prefeitura da capital e definiu que vai integrar a coligação que apoia a candidatura de Luciano Ducci (PSB). A decisão foi definida em convenção realizada na tarde deste sábado (22), em Curitiba, e que contou com a participação do presidente estadual da sigla, o deputado Alex Canziani.

A outra opção do partido era indicar o deputado estadual Fábio Camargo como candidato a prefeito. Na sexta-feira (22), Camargo havia apresentado um pedido para que a convenção do PTB fosse adiada, alegando que o local reservado para o evento – o Hotel Lancaster – era muito pequeno para receber os participantes.

Kassab sugere Ney Leprevost como vice de Ducci

O presidente do Partido Social Democrático (PSD),o paulista Gilberto Kassab disse que vai oferecer o nome do deputado estadual do partido, Ney Leprevost, para ser o candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Luciano Ducci (PSB). O anúncio de Kassab foi feito na tarde deste sábado (23), durante convenção da legenda, que é realizada na capital paranaense. "Vim a Curitiba para colocar o partido coligado com Ducci", resumiu Kassab.

A expectativa do PSD é que o grupo pró-Ducci avalie a indicação de Leprevost como uma alternativa viável e forte. Leprevost, por sua vez, disse estar orgulhoso com a indicação do partido e que espera que Ducci escolha um candidato à vice que tenha ficha limpa, amor a Curitiba, poder de comunicação e que "não queria aparecer mais do que o prefeito".

PSOL oficializa Bruno Meirinho como candidato

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou, neste domingo (24), a candidatura do advogado e ex-líder estudantil, Bruno Meirinho. Ele vai concorrer à prefeitura de Curitiba tendo como candidata à vice a professora universitária Sueli Fernandes. A legenda também aprovou coligação com o Partico Comunista Brasileiro (PCB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]