• Carregando...
Prefeito da capital vem recuperando índices de aprovação. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Prefeito da capital vem recuperando índices de aprovação.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A aprovação da gestão Gustavo Fruet (PDT) em Curitiba melhorou em relação à última pesquisa, realizada em julho – subiu de 33,5% para 48%. Com isso, o prefeito se aproxima do índice de aprovação que tinha há um ano, mas ainda está longe do alcançado por ele logo no início do mandato, quando 66% dos eleitores curitibanos aprovavam sua gestão. Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas.

Avaliação de vereadores da capital também melhora

A avaliação dos eleitores curitibanos sobre o trabalho dos vereadores da capital também melhorou, segundo o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Os números de dezembro não chegam perto, porém, dos índices atingidos logo no início desta legislatura.

Em abril de 2013, o Legislativo municipal era bem avaliado por cerca de 36% dos eleitores curitibanos. O porcentual começou a cair em março de 2015 e, em junho, bateu 19%. Agora, os vereadores conseguiram atingir aprovação de 23% dos moradores da capital.

“No cenário atual, de total descrença e indignação por parte dos eleitores, chega a ser uma boa avaliação [sobre os vereadores], e possivelmente haja um crescimento progressivo”, avalia o cientista político Eduardo Soncini Miranda, da UFPR.

A percepção dos eleitores sobre a administração do pedetista também melhorou quando levada em consideração a pergunta “está sendo melhor, igual ou pior ao esperado?”. A alternativa melhor foi citada por 9,5% dos entrevistados, pouco mais do que no último levantamento, de julho. O porcentual de pessoas que avaliam o governo como pior do que se esperava caiu dez pontos – de 55% para 45% – e, como igual, cresceu seis pontos porcentuais.

Confira os números da pesquisa de avaliação de Gustavo Fruet

Pela pesquisa, é possível dizer que Fruet vai recuperando os índices de aprovação, que decaíram consideravelmente entre dezembro do ano passado e março deste ano (veja no infográfico). “Geralmente, os governantes melhoram de imagem no final do ano”, afirma o cientista político Eduardo Soncini Miranda, da UFPR.

Ele também atribui a alta nos índices à linha de continuidade – sem outro nome que entusiasme o eleitorado – e ao fato de a administração municipal não estar envolvida em nenhum escândalo recente. “O eleitorado curitibano tende historicamente ao continuísmo. Assim, a própria avaliação [do Fruet] melhora porque outros candidatos também não entusiasmam o eleitorado”, avalia.

Análise por áreas

A avaliação da gestão de Fruet por áreas de atuação também apresentou melhora, porém mais discretas que nos demais pontos do levantamento. A área social foi a mais bem avaliada: 24,5% dos entrevistados consideraram que a atuação da prefeitura nesse setor foi ótima ou boa. Enquanto isso, o porcentual dos que avaliam a gestão da área como ruim ou péssima caiu quase oito pontos.

Apesar de envolta em percalços durante o ano, a análise positiva da gestão do transporte público de Curitiba apresentou crescimento de oito pontos porcentuais. A análise negativa também subiu – de 50,4% para 52% –, mas dentro da margem de erro, que é de 3,5 pontos porcentuais. A educação manteve mesmo patamar de avaliação positiva, mas os índices de “ruim/péssimo” caíram, cedendo espaço a uma avaliação quase que prioritariamente regular.

A área da saúde é a que dá a Fruet os piores índices de aprovação – no quesito, o prefeito oscilou de 13% para 15% no índice “bom/ótimo”. Classificaram a gestão do setor como ruim ou péssima 56% dos entrevistados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]