• Carregando...
A expectativa é que o edital de abertura seja publicado ainda em 2022
A expectativa é que o edital de abertura seja publicado ainda em 2022| Foto: Divulgação/Ascom

Está definida a banca que será responsável pelo próximo concurso para o quadro de servidores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, seleção que terá a oferta de vagas para os cargos de oficial de defensoria pública e agente de defensoria pública, funções de nível médio e superior com vencimentos iniciais de R$ 2.300,00 e R$ 5.500,00 respectivamente (valores de 2015).

A carreira de oficial de defensoria pública exige habilitação (CNH) no mínimo na categoria B e o nível médio de escolaridade. Já o cargo de agente de defensoria pública exige nível superior em áreas específicas e registro no respectivo órgão de classe. No último concurso, por exemplo, houve vagas para graduados em administração de empresas, administração pública, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciência da computação, ciências contábeis, ciências sociais, desenho industrial, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, informática, jornalismo, pedagogia, processamento de dados, psicologia, redes de computadores, relações públicas, secretariado executivo, serviço social, sistema de informação e sociologia.

De acordo com o extrato de dispensa de licitação publicado no DOE-SP desta sexta, a Fundação VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) será responsável pela organização e execução das provas do concurso.

Reprodução do DOE de 23 de setembro de 2022
Reprodução do DOE de 23 de setembro de 2022

Não há um cronograma definido para as próximas etapas da seleção, mas com a contratação da banca, expectativa é que o edital de abertura seja publicado nas próximas semanas.

Últimos concursos

O último edital para a carreira de agente de defensoria foi publicado pela Fundação Carlos Chagas em 16 de setembro de 2015 (acesse aqui) com a oferta de 46 vagas de provimento imediato e formação de cadastro de reserva nas especialidades de administrador de banco de dados, administrador de redes, administrador, analista de sistemas, analista de suporte, arquiteto, arquivista, assistente social (capital e região metropolitana), assistente social (interior), biblioteconomista, cientista social, comunicação social, contador, design gráfico, engenheiro civil, engenheiro de redes, engenheiro de telecomunicação, engenheiro elétrico, engenheiro mecânico, estatístico, pedagogo, programador, psicólogo (capital e região metropolitana), psicólogo (interior), relações públicas e secretário executivo bilíngue. Na ocasião os inscritos foram avaliados através de prova objetiva de múltipla escolha com setenta questões de língua portuguesa, conhecimentos jurídicos e institucionais, noções de informática (ou matemática e raciocínio lógico para algumas especialidades) e conhecimentos específicos, além de prova discursiva (redação) sobre assunto de interesse geral, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Houve, também, posterior avaliação de títulos de caráter apenas classificatório, de acordo com os critérios de pontuação especificados no regulamento do concurso.

LEIA TAMBÉM: DPE-RS terá um novo edital para servidores de nível médio e superior

O último edital para a carreira de oficial de defensoria foi publicado pela Fundação Carlos Chagas em 16 de setembro de 2015 (acesse aqui) com a oferta de formação de cadastro de reserva e lotação nas unidades da DPE-SP da capital e dos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté. Na ocasião os inscritos foram avaliados através de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório com setenta questões de múltipla escolha das matérias de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos específicos (conhecimentos jurídicos e institucionais).

Veja aqui outros editais com inscrições abertas em todo o Brasil |

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]