• Carregando...

Censura é palavra recorrente entre os verdadeiros defensores da liberdade de expressão e da democracia. É preciso falar, e muito, sobre isso, dando nome à artimanha dos que querem interditar o debate, chamando de regulação o que nada mais é do que um "cala boca" geral para quem ousa pensar diferente e expressar suas opiniões.

Este é o tema do episódio do programa Segunda Opinião desta semana. Por que tamanha insistência do governo Lula e aliados em regular as mídias sociais? Por que disfarçar as reais intenções de censura atrás de um apelido moderninho para um projeto de lei? Quem eles pensam que enganam com o eufemismo PL das fake news?

Todos sabemos que não são as mentiras que querem impedir de circular, até porque mentira tem perna curta e acaba morrendo rápido, estrangulada pela verdade, que sempre teima em aparecer. As intenções por trás de toda a discussão de "regular" as mídias sociais, são calar mesmo. Censura é o nome.

Fake news e censura

O Brasil tem uma legislação moderna regulamentando o uso da internet. Se era para atualizar as regras de uso, incluindo redes sociais não atingidas na época da aprovação do Marco Civil da Internet, bastaria isso: uma atualização. Mas a sanha justiceira de Lula e da esquerda radical que o envolve e bajula é tirar de cena quem pensa diferente.

A ideia de regulação das mídias sociais estava adormecida, mas reconquista as manchetes não só com a volta de Lula à presidência da República. Há um clamor mundial por censura, tanto que a Unesco promoveu evento em Paris na semana passada para dicustir a regulação das mídias sociais.

Lá estavam o ministro do STF, Luís Roberto Barroso e o influenciador digital Felipe Neto, entre outros convidados. Desfilaram arrogância para discutir controle estatal sobre a liberdade de expressão na internet, carimbando no nome do Brasil o de defesor da censura.

A discussão pode avançar para uma perseguição ao pensamento conservador, como já vem acontecendo no Brasil por determinação da Justiça e das próprias plataformas de redes sociais, que há anos censuram assuntos e pessoas sem sequer explicar por que.

Segunda Opinião

Este episódio do programa Segunda Opinião tem, além dos comentaristas fixos Cristina Graeml, Flávio Gordon e Paula Marisa, a participação da jornalista Janaína Xavier, como comentarista convidada.

Janaína atuou durante muitos anos na cobertura esportiva de televisão e, mais recentemente, já livre de amarras contratuais, passou a emitir opiniões na internet. Foi o suficiente para sentir o peso de praticar e defender a liberdade de expressão num momento em que muitos promovem, estimulam ou aplaudem censura.

Segunda Opinião vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, aqui na homepage e no canal do YouTube da Gazeta do Povo. Para assistir clique no play da imagem que ilusta esta página. Depois deixe sua reação e um comentário para ajudar no debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]