O mel cultivado na Caatinga virou item de exportação no Piauí. Europa e América do Norte estão interessadas no “ouro do Semiárido”| Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

Desde que a seca no Semiárido apertou, a partir de 2011, a produção agropecuária na região vem sofrendo bastante com a falta de chuvas. Uma exceção é a apicultura. O estado é o terceiro maior produtor de mel do país, com 45 mil toneladas/ano, e boa parte dessa produção vem de apicultores familiares, que exportam mel orgânico certificado para o resto do mundo. O “ouro do Semiárido”, como é conhecido o mel no sertão, chega às mesas de ingleses, norte-americanos, canadenses, franceses, alemães e holandeses, que pagam caro pelo produto.

CARREGANDO :)

Antonio Leopoldino, diretor geral da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), que reúne produtores de mel familiares de três cooperativas, conta que o consumo per capita de mel dos europeus é de 1,4 mil gramas/ano; nos EUA, chega próximo a 1,2 mil gramas/ano. No ano passado, a Casa Apis - que reúne produtores de 40 municípios do Piauí - exportou sozinha mil toneladas de mel. As vendas externas respondem por 87% do mel produzido pela central. Apenas 13% ficam no mercado brasileiro. Isso porque no Brasil consumimos apenas 92 gramas per capita/ano.

“Não temos o hábito de consumo de mel. O pequeno consumo que existe se concentra no Sul e Sudeste, até pela cultura de descendência europeia. Aqui no Nordeste isso está começando a mudar. Quando iniciamos a apicultura na região, entre os anos 1970 e 80, o Brasil produzia 15 mil toneladas de mel ao ano. Saltamos da 18ª para a 11ª posição no ranking da produção mundial. E no ano passado chegamos a 45 mil toneladas”, diz Leopoldino.

Publicidade
Antonio Leopoldino, diretor geral da Casa Apis, mostra estoques de amostras de mel que foram analisadas no laboratório da indústria de beneficiamento em Picos (PI). Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

Atualmente, o Piauí possui cerca de 350 mil colmeias, que proporcionam o sustento de 12 mil famílias de apicultores. A Casa Apis tem conseguindo ampliar a produção investindo em tecnologia, pesquisa e descobrindo formas de convivência com o Semiárido. Mas os segredo que despertou o interesse dos gringos foi a produção de mel 100% orgânico e ambientalmente correto. “O apicultor é um ecologista nato. A própria atividade nos faz guardiões das nossas reservas naturais. Conseguimos reduzir o índice de mortalidade de abelhas em comparação com 5 anos atrás”, afirma o diretor.

Distribuição de renda

A importância do mel para a economia piauiense é visível. O produto é o terceiro na pauta de exportações do estado, atrás apenas da soja e derivados de soja. A diferença, segundo o Leopoldino, é que o lucro dos grãos está concentrado nas mãos de mil famílias do agronegócio, enquanto o mel é um distribuidor de renda. “O apicultor não precisa ter muita terra, porque para a abelha não existe cerca. E a africanização das nossas abelhas também trouxe mais produtividade e resistência a doenças para os enxames brasileiros.”

Até a China, maior produtor mundial de mel (com produção anual de 404 mil toneladas), está interessada no mel piauiense. “Mas o mel deles é contaminado com agrotóxicos. Porque lá eles trabalham os apiários em cima de culturas estabelecidas, como o girassol. Aqui nós trabalhamos em cima de reservas naturais”, compara Leopoldino. Isso se reflete no preço pago pelos europeus. Enquanto o produto chinês vale US$ 1,3 mil a tonelada, o mel piauiense chega a valer US$ 4 mil a tonelada.

Publicidade

A reportagem da Expedição Agricultura Familiar visitou a agroindústria da Casa Apis em Picos (PI), onde o mel é beneficiado. A estrutura é moderna e conta com sistemas rigorosos de controle de qualidade e controle sanitário. Além disso, a central faz a integração de toda a base produtiva das cooperativas singulares e busca parcerias estratégicas para a comercialização dos produtos. Além disso, presta assistência técnica aos apicultores, com introdução de novas tecnologias e proporcionando o acesso a certificações de fair trade, produto orgânico, sem a presença de transgênicos e com rastreabilidade – requisitos indispensáveis para acessar os mercados globais mais exigentes.

José Adilson de Sousa, produtor de Santo Antônio de Lisboa (PI): integração dos enxames de abelhas com os cajueiros tem dado excelentes frutos. Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

Mel de caju

Apesar de não ser cooperado e sofrer com a ausência de assistência técnica, o produtor José Adilson de Sousa descobriu que juntando dois produtos típicos do Piauí, o mel e o caju, poderia obter renda o ano inteiro, e extrair um produto diferenciado: o mel de caju.  “No inverno, a abelha produz um mel mais fino, mais úmido. E na época da florada do caju o mel que ela produz é mais grosso, 100% puro”, compara.

Souza possui 300 enxames integrados com uma plantação de 470 pés de caju, dentro de uma área de 4 hectares. As abelhas ajudam a polinizar os cajueiros e, por sua vez, se beneficiam das floradas para produzir mel. “Ambas as atividades são vantajosas, porque o mel você vai ter na época do inverno e o caju tem produção no verão, de janeiro até abril. São quatro meses de mel e quatro de caju”, explica o produtor.

Publicidade

Em média, Sousa produz 250 latas de 25 kg de mel ao ano e 50 caixas ao dia de caju, tudo em uma área de sequeiro. Tanto o mel quanto as frutas são comercializados nas feiras na região. Santo Antônio de Lisboa, onde ele tem a propriedade, é conhecida como a “capital do caju”, tanto que outro produto derivado da fruta e que Sousa está começando a explorar é a cajuína, o suco clarificado do caju, que ele beneficia em uma pequena agroindústria dentro da fazenda.

A importância do mel para a economia piauiense é visível. O produto é o terceiro na pauta de exportações do estado, atrás apenas da soja e derivados de soja. Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo

A dificuldade é encontrar assistência técnica para superar os desafios. Como a área de plantio não é irrigada, as pragas estão começando a afetar os cajueiros. Sousa pensa em utilizar tratamento químico, mas precisa equilibrar os pesticidas para evitar matar as abelhas.

José Manoel de Oliveira, agrônomo e coordenador do Projeto Viva o Semiárido no Vale do Guaribas, iniciativa ligada ao governo do estado, explica que, apesar das dificuldades, a combinação mel-caju garante renda para o produtor o ano todo. “O dinheiro acaba circulando. Temos quatro ou cinco fábricas que beneficiam o caju por aqui, além de a fruta ir também para os grandes centros”, pontua.

Já engenheiro agrônomo e consultor da Associação dos Agrônomos da Macrorregião de Picos (Aeamp) Girlan Elton Costa Silva aponta uma saída para combater a escassez de assistência técnica e recuperar pomares que a seca destruiu nos últimos anos. “Há um programa do Pronatec [Ministério da Educação], desenvolvido em parceria com o Banco do Nordeste, cuja ideia é recuperar esses campos. Nesse projeto, de 5 anos, que conta com assistência técnica, o objetivo é aumentar em até 30% a renda dos produtores”, explica. A ideia seria oferecer, entre outras coisas, cursos de capacitação aos produtores.

Publicidade
Detalhe da produção de caju na propriedade de José Adilson de Sousa, em Santo Antônio de Lisboa (PI). Foto: Rogério Machado/Gazeta do Povo