• Carregando...

Após a série de reportagens sobre a Expedição Caminhos do Campo, o suplemento de agronegócio da Gazeta do Povo retoma sua produção normal, com periodicidade semanal, sempre as terças-ferias. A sondagem da safra de grãos, no entanto, continua a ter espaço no jornal. O Caminhos do Campo abre uma seção permanente para matérias sobre a produção de verão. Na edição hoje, por exemplo, a discussão é até onde as chuvas da última semana amenizaram a situação dos produtores, que estão com o plantio atrasado por falta de umidade no solo.

À medida que a implantação das lavouras for avançando, também vamos reajustar nossas estatístiscas e estimativas sobre a intenção de plantio e de produção, divulgadas na semana passada. Sabemos que o comportamento do clima e do mercado podem ser determinantes na condução das lavouras, e, por isso, a necessidade de um acompa-nhamento periódico por parte da Expedição, até a nova incursão ao campo, entre fevereiro e março de 2008, no período da colheita.

Outra novidade é a estréia de novos colunistas. A cada semana um nome diferente para falar sobre mercado interno, internacional, clima e meio ambiente. Currículos conhecidos da cadeia do agronegócio, alguns deles já são colaboradores do Caminhos do Campo. Eugenio Stefanelo, ana-lista da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) vai tratar de mercado e Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai falar de clima. Os dois foram palestrantes nos encontros regio-nais organizados pela Expedição no interior do estado.

A intenção é ampliar o debate sobre o agronegócio e oferecer ao leitor conteúdos mais analíticos, que possam ser úteis no planejamento e na tomada de decisões do produtor. Os temas que estão sendo incorporados também são polêmicos e muitas vezes de difícil entendimento, como é o caso do meio ambiente. Com relação a relevância dos fatores clima e mercado, isso é indiscutível. A desgraça ou o sucesso da atividade está condicionado a praticamente dois fatores: chuva e preço.

Por fim, vamos manter no ar a ferramenta mais democrática de acesso à informação. O endereço www.gazetadopovo.com.br/expedicaocaminhosdocampo vai continuar a alertar e informar sobre os principais acontecimentos do setor e que tem relação direta com a safra 2007/08. Pelas páginas diárias do jornal, no suplemento de terça-feira ou na Internet, consolidamos um dos maiores espaços editoriais dedicados ao meio agrícola no Paraná. E para ampliar ainda mais essa rede de cobertura, aos domingos pela manhã vai ao ar a versão eletrônica do produto de agronegócio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), o Caminhos do Campo TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]