• Carregando...

Dos 330,6 mil hectares previstos para o feijão neste verão no Paraná, 85% foram semeados e 1% colhido. A expectativa é de aumento de produção, que deve avançar para 545,1 mil toneladas. No ciclo anterior, prejudicada pela estiagem, a safra das águas rendeu ao Paraná 420,5 mil toneladas em 370 mil hectares. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Em todo o país, seis dos 15 estados que cultivam feijão no verão também reduziram suas áreas de plantio. No total, a leguminosa ocupará entre 1,39 e 1,42 milhão de hectares no Brasil em 2009/10, contra 1,44 no ciclo anterior. A produção nacional, contudo, tem potencial para crescer até 8,5% ante a primeira safra do ano passado, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Confirmadas as projeções, o Brasil colherá 1,46 milhão de toneladas na safra das águas, volume que se somará às 172,4 mil toneladas de feijão que estão em armazéns do governo.

Por ser o maior produtor do país, o Paraná concentra metade dos estoques públicos de feijão. Ao longo do ano, a Conab retirou do mercado paranaense 61,3 mil toneladas de feijão carioca e 25 mil toneladas de feijão preto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]