• Carregando...

O casal de produtores rurais Geisa e Wilson Marcolin, do distrito de Nova Santa Rosa, município de Uruçuí, no Sul do Piauí, representou os agricultores brasileiros no lançamento da Expedição Safra Gazeta do Povo 2011/12, em Brasília.

Participaram do encontro lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva do agronegócio, de órgãos e entidades públicos e privados. Entre os presentes estavam 10 deputados federais, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Caio Rocha e a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann.

Se dirigindo ao casal do Piauí, a ministra destacou em seu discurso a contribuição decisiva dos agricultores para o desenvolvimento da economia brasileira, apesar das inúmeras dificuldades no campo.

A Expedição Safra Gazeta do Povo 2011/12 já está a campo e vai percorrer 12 estados brasileiros, que concentram mais de 80% da produção de soja e milho. Após passar pelo Sul e Centro-Oeste, a expedição agora está na nova fronteira agrícola do país: o MaToPiBa, região encravada no cerrado brasileiro composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Os técnicos e jornalistas do projeto irão visitar também e as regiões produtoras do Paraguai, Argentina e Estados Unidos, além da China. O objetivo é mapear oferta e demanda das duas principais commodities agrícolas. A sondagem busca dados técnicos e de mercado para elaborar estudos e análises sobre as tendências do agronegócio no Brasil e no mundo.

Sobre a ExpediçãoA Expedição Safra Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos na América do Sul (Brasil, Paraguai e Argentina) e na América do Norte (Estados Unidos). Com o objetivo de discutir mercado e demanda, na temporada passada a equipe percorreu também quatro países da Europa e, neste ciclo, estende o roteiro à Ásia (China).

A sondagem envolve todos os elos da cadeia produtiva, dentro e fora da porteira. Para fazer projeção e balanço, a Expedição discute as principais variáveis que impactam a atividade, como mercado, clima, tecnologia, infraestrutura e novas fronteiras agrícolas.

Em 2011/12 a Expedição chega à 6ª edição com a marca de mais de 500 propriedades visitadas em mais de 250 municípios, oito países de três continentes. Do plantio à colheita, a cada temporada as equipes percorrem mais de 60 mil quilômetros. O projeto conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O oferecimento é do grupo Ceagro/LosGrobo e o patrocínio da New Holland, Caixa Econômica e Monsanto. Líder no mercado do Paraná, a Gazeta do Povo desenvolveu uma área de inteligência em AGRO, focada em oferecer soluções em mídia e comunicação para o setor. Com 92 anos, o jornal é um dos veículos do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]