Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Agricultura

Chuvas favorecem plantio da safra de verão em Mato Grosso e Paraná

A soja e o milho começam a temporada 2014/15 com o pé direito, pelo menos em relação ao clima. A chegada de chuvas que somam até 70 milímetros nas regiões que abrem o plantio da safra brasileira de verão — entre hoje e sábado — favorece a germinação e o início do desenvolvimento vegetativo das plantas.

No Paraná, o plantio de milho de verão chega a 24% da área prevista, conforme a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As lavouras serão 14% menores, limitando-se a 573 mil hectares, de acordo com estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral). A soja, que cresce 3%, para 5 milhões de hectares, ainda não aparece no balanço oficial da Seab. A semeadura da oleaginosa começou semana passada nas regiões Oeste e Sudoeste.

Mato Grosso, que também está iniciando o plantio de soja, começa a medir o avanço das máquinas nesta semana. A região de Sapezal, uma das que plantam primeiro, também recebe chuvas até sábado. A previsão do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) é de aumento de 4% no cultivo, o que significa que há 8,8 milhões de hectares a serem semeados nos próximos três meses.

Clima70 milímetros de chuva estão previstos para Toledo, no Oeste do Paraná, entre quinta-feira (18) e sábado. A Somar Meteorologia informa que uma frente fria está avançando sobre todo o Sul do Brasil e deve provocar chuvas "torrenciais" especialmente a Oeste e Norte de Rio Grande do Sul e Santa Catarina e faixas Sul e Sudoeste do Paraná.

Confira a previsão da Somar para outros estados produtores e o possível impacto sobre as culturas:

"A frente fria avançará entre amanhã e sábado sobre o Sudeste, mas serão observadas chuvas apenas sobre o estado de São Paulo e mesmo assim, a região noroeste poderá não registrar chuvas nesses próximos dias, mantendo as condições desfavoráveis ao desenvolvimento dos canaviais e laranjais da região. Já no restante do estado onde haverá registros de chuvas, essas auxiliarão a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo um mínimo necessário ao desenvolvimento das lavouras.

Essa condição de tempo mais fechado e chuvoso também será observado no Mato Grosso do Sul e sobre a região oeste do Mato Grosso. Em Minas Gerais apenas a região sul é que deverá registrar chuvas entre sábado e domingo, mas os volumes serão baixos e, portanto, insuficientes para permitir a ocorrência da florada do café.

No Mato Grosso e em Goiás, o tempo seguirá aberto, com exceção apenas da faixa oeste mato-grossense que poderá registrar algumas pancadas de chuvas isoladas durante esse final de semana, devido a passagem da frente fria pelo Sul do Brasil.As tais chuvas plantadeiras só deverão ocorrer mesmo no final de setembro e início de outubro no Mato Grosso, mas lembrando que como não há mais El Niño, ainda haverá uma grande oscilação no regime de chuvas em todo o Sudeste e Centro-oeste.

Nas regiões produtoras de grãos do Nordeste (MAPITOBA), o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. Desse modo, as temperaturas máximas continuarão acima da média. Sendo que as chuvas só deverão ocorrer em meados de outubro."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.