• Carregando...

A seca que assolou os Estados Unidos no ano passado dá sinais de arrefecimento e os meteorologistas já começam a falar em melhora no clima para o plantio nas principais regiões produtoras de grãos do país. A grande questão, no entanto, é saber até que ponto as chuvas recentes estão conseguindo reverter o déficit hídrico acumulado pelos solos norte-americanos depois do verão mais quente dos últimos 50 anos. No início do mês, durante o Outlook Forum, o economista-chefe do Departamento de Agricultura do país (USDA), Joseph Glauber, minimizou a possibilidade de que a estiagem persistir durante o verão de 2013 e previu uma recuperação da produtividade das lavouras aos níveis normais no ciclo 2013/14.

Coração do cinturão de grãos norte-americano começa a se recuperar da seca histórica, mas condições ainda estão longe do ideal.

Segundo o Drought Monitor [mapa de acompanhamento de seca, divulgado semanalmente pelo USDA] mais da metade (53.34%) do território norte-americano ainda enfrenta condições de seca extrema. Houve melhora no Meio-Oeste, o coração do cinturão de produção de grãos, onde o porcentual da área com essas classificação caiu para 45,7%. Na porção central do país e na metade norte da Região das Grandes Planícies, no entanto, 91% do território ainda é classificado como seca extrema e no sul das Grandes Planícies e na Região do Delta do Mississipi o porcentual da área nessas condições aumentou para 55%. No relatório, o USDA avalia que o problema deve “persistir e se expandir” em importantes regiões agrícolas dos EUA.

Os radares meteorológicos indicam que há espaço para melhora, mas apenas para parte do país. O Sudoeste norte-americano recebeu boas chuvas nos últimos meses e os níveis de umidade dos solos já são bem melhores em boa parte da região, relata Dan Hicks, meteorologista do Freese-Notis Weather. Ele prevê que a condição dos solos também deve melhorar na Região do Delta e na porção centro-leste do Meio-Oeste. Já na metade oeste do Meio Oeste e nas Grandes Planícies os produtores podem até ter umidade suficiente para concluir o plantio, mas, como ainda há pouca umidade no subsolo, é possível que as lavouras tenham problemas se as chover abaixo da média durante o verão, alerta Hicks.

Drought Monitor: seca exterma (área marrom e vermelho) ainda combrem mais da metade do território dos EUA.

Para o meteorologista Don Keeney, do MDA Weather Services essa possibilidade é, sim, uma preocupação. “Olhando para trás, em anos em que o clima se comportou de maneira similar a 2012, o padrão de tempo mais seco retornou a essas regiões em abril e, especialmente, em maio", afirma. Segundo ele, a previsão estendida para os próximos 60 dias aponta para um clima mais seco que o normal no Sudeste, no norte das Grandes Planícies e no noroeste do Meio-Oeste. “Essa previsão gera dúvidas se os solos terão capacidade de reter a umidade atual até a época de plantio”, questiona.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]