Uma das novidades foi o aumento na taxa de juros de 7,75% a 8,75% para 8,5% a 12% nas linhas de crédito| Foto: JONATHAN CAMPOS/GAZETA DO POVO

O Governo Federal lançou no dia 4 de abril o Plano Agrícola e Pecuário 2016/17 – o Plano Safra. No pacote, uma das novidades foi o aumento na taxa de juros de 7,75% a 8,75% para 8,5% a 12% (ver gráfico). A ação foi feitas às pressas e um dos últimos atos do governo Dilma Rousseff - às vésperas de ser afastada por um processo de impeachment. O setor de modo geral viu a cerimônia oficial como sem grandes novidades e considerou que o atropelo do governo fez as propostas amplamente discutidas por instituições representativas do agronegócio foram ignoradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

CARREGANDO :)
Veja também
  • Plano Safra 2016/17 é “mais do mesmo”, dizem lideranças do agronegócio
  • Plano Safra da Agricultura Familiar terá R$ 30 bi para financiamento

Abaixo você confere um resumo dos números e o que mudou de fato no Plano Safra deste ano. O gráfico foi elaborado com base em informações sistematizadas pelos economistas da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) Pedro Loyola e Tânia Moreira .

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]