• Carregando...

Apesar dos problemas climáticos tanto no plantio quanto na colheita, a expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina (Minagri, na sigla em espanhol) é de crescimento na produção de soja do país. Segundo o relatório de março divulgado pelo órgão, o volume esperado para a safra 2012/13 é de 51,3 de milhões de toneladas, representando crescimento de 27,9% em relação ao cultivo passado.

De acordo com o Minagri, a ocorrência de chuvas no fim de fevereiro e no inicio de março compensou o estresse hídrico que afetava as plantas – 80% das lavouras apresentam condição entre boa e excelente no cultivo de primeira (plantada no verão) e 74% no cultivo de segunda (plantada sobre o trigo de inverno).

No milho, a produção deve aumentar 21,2%, totalizando 25,7 milhões de toneladas. Segundo o órgão oficial, a expansão ocorre mesmo com uma redução de 8% na área plantada (4,5 milhões de hectares em 2012/13) e representa um recorde para o país.

A Bolsa de Cereais de Buenos Aires projeta números inferiores. No caso da oleaginosa, prevê 48,5 milhões (t); para o milho, 25 milhões de toneladas.

Avanço

20% dos 4,5 milhões de hectares de milho foram colhidos até o dia 21 de março na Argentina, conforme o Minagri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]