• Carregando...

Os técnicos e jornalistas da Expedição Safra Gazeta do Povo encerram oficialmente nesta semana a série de viagens que somou 52,5 mil quilômetros nos últimos seis meses, incluindo Estados Unidos, Argentina, Paraguai e 12 estados brasileiros. No Brasil, as regiões produtoras foram visitadas duas vezes, uma no plantio e outra na colheita. Os números que retratam a safra brasileira de soja e milho, divulgados nesta edição do Caminhos do Campo, serão apresentados e discutidos na ExpoLondrina, sexta-feira, em Londrina.

Porém, o trabalho de campo e as reportagens não terminam por aí. Ainda serão pecorridos quatro países da Europa: Alemanha, Holanda, Bélgica e França. Na segunda semana de maio, duas equipes de reportagem do GRPCom e dois técnicos do sistema cooperativo – Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Or­­ganização das Cooperativas Brasileiras (OCB) – seguem para a União Europeia. Eles vão mostrar, com matérias especiais, um diagnóstico do mercado europeu.

Realizada há cinco safras, a Expedição segue para a Europa pela primeira vez. O projeto começou focado no Paraná e cresce ano após ano, alcançando repercussão internacional ao abrir discussões de interesse dos principais produtores de commodities agrícolas do planeta. Além de apresentar indicadores de produção, discute problemas técnicos, logísticos e os desafios do setor, que é um dos alicerces da economia brasileira. Em plena expansão, o agronegócio sustentou o saldo positivo da balança comercial pelo décimo ano seguido em 2010, com superávit recorde de R$ 63 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]