• Carregando...

Os agricultores paranaenses têm até a próxima quinta-feira (28) para renegociarem pendências junto aos bancos. Resolução do Banco Central em vigor há um ano permite o ajuste das operações de crédito rural, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com redução de juros e ampliação do prazo de pagamento.Para usar o beneficio, o agricultor precisa procurar a instituição onde possui financiamento. Depois da adesão, o prazo para a composição dos débitos vai até 28 de junho, período em que o agricultor tem que fazer um pagamento mínimo de 3% do saldo devedor recalculado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), até o momento, 2 mil produtores do Paraná fizeram a adesão. Porém, outros 3 mil pequenos agricultores ainda não procuram os bancos.

Ainda segundo a entidade, a estimativa é que as dívidas do Pronaf e do Programa para Geração de Emprego e Renda Rural (Proger Rural) que podem ser renegociadas sejam de R$ 48 milhões, e o índice de renegociação ainda está em 31% (R$ 15 milhões). Na renegociação, os juros de 2% a 5% caem para 2% ao ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]