• Carregando...

Correntina (BA) - A leva de produtores de grãos que chegou no Centro-Norte do Brasil no início da década está ampliando suas lavouras em até 10% neste ano, apurou a Expedição Safra RPC. Eles aumentam a escala de produção como forma de ganhar renda. E são seguidos como exemplo. Atraídos por terras que custam um terço dos preços praticados em estados do Sul e Sudeste, mais agricultores chegam à região de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como MaToPiBa. Conforme dados colhidos em cooperativas, consultorias e junto aos próprios agricultores, soja e milho devem ocupar 350 mil hectares a mais nesta safra.

Esse quadro, que ainda não aparece nas estatísticas oficiais, tende a mudar as projeções da própria Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Aos poucos, as condições de produção estão melhorando na re­­gião, com mais estradas e ferrovias. Com os preços pouco animadores para o milho no Brasil, a soja amplia horizontes, a partir da Bahia, estado que concentra a maior parte das lavouras de grãos no Centro-Norte.

No Tocantins, a ampliação ocorre principalmente em áreas de pastagens. Alexsandro Farias, de Porto Nacional, transformou 170 hectares de pasto em lavoura para elevar a área da soja a 900 hectares. Os primos Tiago e Vinícius Ruiz, de Tabocão, alcançaram 760 hectares de soja aproveitando 120 hectares de pasto. "Quem não amplia não tem futuro", diz Tiago, 23 anos. Para cultivar um hectare de pasto é preciso investir R$ 550 em operações de máquinas e catação. A redução de cerca de 20% no custo da soja, que é de R$ 1,2 mil/ha, funciona como incentivo.

"Todo ano aumentamos um pouquinho", afirma Altair Fianco, de Uruçuí, no Piauí. Pouquinho, para ele, são 200 hectares, que ampliaram a área de milho e soja deste ano para 1,7 mil hectares. Sua previsão é de 8,4 t/ha de cereal e 3 t/ha de oleaginosa, produtividades perseguidas em todas as regiões do país. "Talvez produza mais, mas prefiro ser realista."

No mesmo município, Wilson Marcolin ampliou a área de grãos de 670 para 840 hectares abrindo o Cerrado. Ele conta que a ordem é cultivar cada vez mais em Nova Santa Rosa, colônia aberta há dez anos por 40 agricultores do Sul que todo ano ganha novos integrantes. Quem está chegando ainda enfrenta dificuldades suportadas pelos pioneiros. Não há estradas asfaltadas e, até dois meses atrás, todos dependiam de energia elétrica de gerador a diesel.

Quem não tem mais áreas para abrir, arrenda, relata o produtor Favorino Thomazi, de Correntina, Oeste da Bahia. Ele planta 2,1 mil hectares de soja e 350 de milho e relata alcançar produtividades médias de 3,5 t/ha e 11 t/ha respectivamente, quando o clima ajuda.

A expansão se reflete na capacidade de armazenagem, que, desde o início desta década, passou de 3,67 para 7,23 milhões de toneladas na região do MaToPiBa, informa a Conab. O governo tenta facilitar o transporte dos grãos com ampliação da Ferrovia Norte-Sul e a Transnordestina, ainda em obras.

A infraestrutura tende a acelerar a expansão das lavouras de soja. Segundo o Ministério da Agricul­tura, há 20 milhões de hectares que podem ser legalmente transformados em lavouras. Em 2008, a Expedição Safra estimava que, dentro de uma década, a região poderá incorporar mais 6,5 milhões de hectares. Na época, eram cultivados 3,5 milhões. O dado desta safra virá com o avanço do plantio, que está começando e pode atingir 4 milhões de hectares de soja e milho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]