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Embarque segue aquecido apesar de preços terem caído em dólar. | Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo
Embarque segue aquecido apesar de preços terem caído em dólar.| Foto: Foto: Jonathan Campos/gazeta Do Povo

O Brasil vem aproveitando a desvalorização do real para exportar soja antes que a retração nas cotações internacionais afete o país, mostram dados do Porto de Paranaguá. Novo recordo no volume embarcado foi registrado em julho.

A soja é principal produto do agronegócio e também principal commodity em Paranaguá. Em julho, o porto carregou 883 mil toneladas em navios que seguem principalmente para a China. No mesmo mês de 2014, foram 654 mil toneladas.

Outros setores também estão embarcando mais, o que mostra que produtos brasileiros estão -- numa época de real desvalorizado -- mais "baratos" comparativamente. Os contêineres de congelados também registraram aumento, de 35%, e os derivados de petróleo, de 50%, mostra o balanço de Paranaguá.

"No total, foram embarcadas 2,91 milhões de toneladas, volume 2% maior que no mesmo do ano passado, com 2,85 milhões de toneladas", aponta nota divulgada pelo Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O corre-corre está exigindo mais agilidade no embarque, conforme o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Ele relata que a produtividade do Corredor de Exportação -- onde é embarcada a soja e estão sendo usados dois shiploaders (carregadores de navios) novos -- tem sido decisivo para dar lastro aos registros recordes.189 mil toneladasde congelados foram embarcadas em julho em Paranaguá. No mesmo período de 2014, foram 131 mil toneladas.No acumulado do ano, o aumento é de 17%.131 mil toneladasde derivados de petróleo saíram do país por Paranaguá em julho, contra 87 mil toneladas no sétimo mês do ano passado. No ano, o crescimento é de 29%.14% mais contêineresforam movimentados (com importação e exportação) em julho no porto paranaense ante o mesmo mês de 2014. Chegou-se a 76,4 mil TEUs (unidade de medida equivalente a contêineres de 20 pés), um recorde histórico. A importação foi 20% maior, com 39,1 mil TEUs, e a exportação cresceu 8%, com 37,2 mil TEUs.

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