• Carregando...

A Empresa Brasileira de Pes­­quisa Agropecuária (Embrapa) reforça sua atuação no setor florestal ao ampliar o laboratório de Entomologia, localizado em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O espaço é destinado à execução de estudos correlacionados a insetos, que em alguns casos tem se tornado pragas para a produção eucaliptos e pinus. A inauguração do complexo ocorreu na manhã de ontem.

A área total do complexo foi expandida de 600 metros para 1,5 mil metros quadrados, passando a comportar novos equipamentos e ampliando a capacidade de pesquisas no segmento. Entre os principais estudos, estão o manejo integrado de pragas (MIP) e controle biológico, que podem aumentar a produtividade e reduzir os custos com aplicação de agroquímicos.

Para o chefe-geral da Em­­brapa Florestas, Helton Da­­min, o investimento, de R$ 1 milhão, vai gerar um retorno imediato ao setor florestal. "O custo-benefício promovido por essa ampliação atende a uma demanda antiga da setor", afirma.

O setor florestal possui papel significativo no Pa­­ra­­ná. Segundo a Associação Bra­­sileira de Produtores de Flo­­restas Plantadas (Abraf), a área dedicada à silvicultura totaliza 6,5 milhões de hectares. O setor gera atualmente 4,7 milhões de empregos, sendo 645 mil diretos.

Uma das culturas com gran­­de importância no estado é a erva-mate. Em 2010, 73% do total extraído e 33% do volume colhido saíram do Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Es­­tatística (IBGE). Isso representa uma quantidade total de 166,6 mil toneladas. Damin destaca que projetos nessa e em outras áreas serão valorizados com o novo laboratório.

Colaborou Igor Castanho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]