• Carregando...

O produtor Luiz Carlos Colcerari, de Candói, na região Central do Estado, decidiu apostar no girassol e plantou 20 hectares. Na região havia mais agricultores interessados em investir na cultura. O plantio na propriedade de Colcerari foi feito em julho e a colheita está prevista para o dia 10 de dezembro. Ele é um dos poucos agricultores paranaenses que ousou destinar áreas para a cultura.

De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), existem apenas 20 hectares de girassol plantados em terras paranaenses. Mas os próprios técnicos responsáveis pelo levantamento reconhecem que os números podem estar errados, porque trata-se de uma cultura em baixíssima escala e mais difícil de ser mapeada. Mesmo assim, sabe-se que hoje o girassol ocupa muito menos espaço do que há três anos, quando cobria 5,3 mil hectares no Paraná. Atualmente, o maior produtor de grãos do Brasil é apenas o sexto na produção de girassol. A cultura é dominada pelos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás – que concentram 80% das áreas plantadas. Por ano, são aproximadamente 150 mil hectares dedicados às flores amarelas.

Tentativa

Em 2005, especialmente, houve uma tentativa de disseminar o girassol como cultura alternativa no Paraná. Boa parte da área plantada estava nas regiões Norte e Noroeste, por iniciativa e fomento da cooperativa Cocamar. Na época, o ataque de pombas amargosas representou quebras na produção oscilando entre 30% e 80%.

Para o técnico da Seab Richardson de Souza, o girassol reúne condições para se espalhar pelo Paraná. A produção em escala, além de minimizar vários problemas para o produtor, diluiria a quebra por pássaros. Ele admite que não há uma política de governo destinada a estimular a cultura. Mas o zoneamento já permite o acesso a uma segunda linha de crédito, via governo federal, para uma oleaginosa voltada para a produção do biodiesel.

Hoje, a Cocamar depende da produção gaúcha de girassol para fabricar e vender óleo comestível. A cooperativa paranaense apenas está refinando, envasando e rotulando o que vem do Rio Grande do Sul. Como a região Norte do Paraná é carente de opções de cultura de inverno e o girassol se adapta bem na área, a Cocamar iniciou, agora, mais uma tentativa de expandir a cultura do grão. (KB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]