• Carregando...
Estimativas da produção de milho de inverno refletem queda nos preços.. | Josa© Rocher / Gazeta Do Povo
Estimativas da produção de milho de inverno refletem queda nos preços..| Foto: Josa© Rocher / Gazeta Do Povo

Depois de deixar o mercado internacional por mais de um mês sem estimativas oficiais, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês) trouxe uma previsão de safra 8 milhões de toneladas de soja e milho acima da sua última projeção, divulgada em setembro. O maior aumento ocorreu na oferta de milho norte-americano. Segundo o órgão, os produtores do país vão retirar dos campos 355,9 milhões de toneladas, contra 351,6 milhões de toneladas calculadas anteriormente.

No caso da soja, também houve incremento na expectativa de colheita dos Estados Unidos. Segundo o Usda, a produção norte-americana será de 88,6 milhões de toneladas na temporada 2013/14. Em setembro, o órgão apontava 85,7 milhões de toneladas.

Os números de soja e milho ficaram acima da expectativa do mercado, mas, mesmo assim, não causaram desvalorizações na Bolsa de Chicago. Pelo contrário, deu ânimo aos investidores. A revisão ocorreu por causa de um aumento nos rendimentos médios das lavouras. A produtividade da soja, que era estimada em 46,2 sacas por hectare, subiu para 48,2 sacas por hectare. Já os rendimentos médios do milho tiveram incremento de mais de 5 sacas por hectare. Agora, o Usda aponta produtividade de 167,8 sacas por hectare, contra 162,4 sacas por hectare  indicadas em setembro.

“As projeções de oferta vieram acima do esperado, mas os números de demanda continuam fortes. E a expectativa de aumento da safra sul-americana [que seria fator baixista para os preços] não se concretizou”, comenta o vice-presidente de futuros da The Jefferies Bache, em Nova York, Stefan Tomkiw.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]