• Carregando...

Um mês antes da primeira previsão sobre a safra nacional 2012/13, a ser divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em setembro, a Emater gaúcha fez as contas e informou que o estado vai diminuir as áreas de milho, arroz e feijão para ampliar a da soja.

A expansão da soja será de 6,2% (para 4,4 milhões de hectares). A área de arroz deve ser reduzida em 2,9% (para 1 milhão), enquanto o milho tende a recuar 5,5% (também 1 milhão) e o feijão, 6% (caindo a 55 mil hectares), disse a Emater/RS.

O Rio Grande do Sul segue as mesmas tendências que Mato Grosso. O terceiro levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) diz que a soja terá 7,89 milhões de hectares no estado (11,6% a mais do que no último ano).

De acordo com os técnicos que participaram da divulgação dos dados sobre o Rio Grande do Sul, o aumento da área de soja é reflexo da alta cotação da oleaginosa. A cultura deve avançar em regiões que tradicionalmente contavam com o plantio de milho. Os problemas climáticos enfrentados pelos produtores de arroz também estariam empurrando o setor para a soja. A área agrícola em uso cresce 2,5%, para 6,5 milhões de hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]